Quanto Vale a minha Marca?

Quanto-vale-a-minha-marca

Na semana passada, aqui no blog da Paulista, nós conversamos sobre Como Vender a Sua Marca. Lá nos conversamos sobre uma série de técnicas para você aumentar o valor da sua empresa. Porém, uma pergunta que pode ter ficado na sua cabeça é: como se calcula o valor de uma marca?

Antigamente se dizia que para saber o valor de uma marca, você pegava o faturamento dela em um ano, e multiplicava por quatro. Vamos supor que a sua empresa fez, em um ano, 1 milhão de reais, o valor da sua marca é de 4 milhões.

O problema desse método é que ele não leva em conta elementos muito mais sutis do que o faturamento anual, que vão desde o relacionamento com clientes, até a quantidade de patrocínios culturais e sociais que a empresa faz.

Para conseguir encontrar um número mais exato, de quanto vale uma marca, a consultoria inglesa Interbrand desenvolveu em parceria com uma escola de negócios, London Business School, um maneira bem interessante de se calcular esse valor. Primeiro, é analisado o desempenhos financeiro da marca.

Depois, se busca o peso de sua influência nas decisões de compra dos consumidores. E, por fim, deve-se ver a força da marca em relação ao competidores.

Depois de se avaliar todos esses itens, eles criam um ranking das maiores empresas de um país. Quer ver a lista mais recente aqui do Brasil?

Ranking Marca Valor da marca (em reais) Diferença em relação a 2013
1 Itaú 21,6 bi 12%
2 Bradesco 15 bi 7%
3 Skol 11,6 bi 23%
4 Banco do Brasil 10,4 bi -12%
5 Brahma 9,4 bi 31%
6 Natura 7,6 bi 2%
7 Petrobras 6,8 bi -23%
8 Antarctica 3,6 bi 15%
9 Vivo 2,7 bi 3%
10 BTG Pactual 2 bi 4%

 

Dê uma olhada na lista. Você vai perceber no topo empresas que fazem sentido estarem lá, certo? Observe os valores, e também a diferença em relação a 2013. Quais empresas cresceram e quais perderam valor? Você acha que faz sentido as subidas e descidas, pensando nos histórico dos dois últimos anos.

Perceba, por exemplo, que a Petrobras teve uma queda de 23%. Ela com certeza não diminuiu o faturamento em 23%. Essa queda aconteceu, principalmente, por questões de caráter de Relações Públicas, dado seus últimos escândalos.

Já o Banco Itaú (que por sinal é a maior marca do Brasil desde 2001) teve, no ano de 2014, o patrocínio da Copa do Mundo e da Seleção Brasileira, com um investimento de cerca de 300 milhões de reais. Veja que, mesmo estando lá em cima desde o início, ela ainda conseguiu aumentar em 12% o seu valor.

Então, retomando, para a Interbrand, para calcular o valor de uma marca, deve ser levar em consideração: faturamento financeiro, poder de decisão sobre consumidores e, por fim, o peso da empresa em relação a seus concorrentes.

E a sua empresa? Quanto ela vale para você?

Quanto Vale a minha Marca?
5 - 4 votos

Tags:, , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios