Isto e Isso.Quando usar cada?

Isto e Isso

“Olha isso aqui. Isto não está certo”

Você já teve dúvidas com os pronomes “Isto” e “Isso”? Talvez já tenha pensado que alguma deles estivesse errado, ou então que as duas palavras significassem exatamente a mesma coisa. Hoje o blog da Paulista vai te explicar finalmente como se usam esses dois pronomes.

Para começo de história, não, nenhuma das palavras está errada, ambas existem e estão corretas na língua portuguesa. As palavras isto e isso são pronomes demonstrativos, ou seja, situam alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso. Isto significa este objeto, estes objetos, esta coisa, estas coisas. Isso significa esse objeto, esses objetos, essa coisa, essas coisas.

Porém, essas duas palavras não tem o mesmo significado. Elas diferem, ligeiramente, em seu contexto, por questões de referência de tempo e espaço. Essa diferença, vem da origem das palavras. Isto e Isso são descendentes, respectivamente, das palavras do latim Istud e ipsum.

Istud, a palavra que originou o Isto, era uma palavra que demonstrava algo que estava prestes a acontecer. É por esse motivo, a expressão “Isto” se refere a algo que ainda não foi mencionado no texto.

Por exemplo. Alguém pergunta para você o que você usou para fazer um efeito em um cartão de visita. Então você anuncia “Eu usei isto aqui”, e então demonstra qual ferramenta do software operou aquele efeito.

Você ainda não havia mencionado, apenas flexionou para algo que ia ser dito. Então use ISTO.

Já a palavra ipsum era usada quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Ou seja, algo no passado.

Por isso , se usa ISSO, quando você volta a mencionar algo que já foi dito.

Por exemplo, alguém fala pra você que os folders da Gráfica Paulista estão com um preço bom, e você responde “Isso é verdade.”

A pessoa já havia mencionado esse fato, e você retornou a ele. Então se usa Isso.

Tranquilo? Entendeu? E ai, tem alguma outra dúvida da língua portuguesa? Manda para gente que nos resolvemos para você.

Isto e Isso.Quando usar cada?
5 - 3 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios