A sua equipe pode mais

A sua equipe pode mais

Será que você tem hoje o melhor rendimento possível da sua equipe? Será que os resultados da empresa não poderiam ser ligeiramente melhores? O seu método de trabalho é o mais adequado ao segmento que você trabalha? Responda essas perguntas com o post de hoje do blog da Paulista.

Veja cinco dicas para você aumentar a produtividade e lucrar mais!

Respeite a hierarquia

Diferente do que a maioria pensa, hierarquia não é um conceito que deve apenas ser respeitado de baixo para cima, mas o contrário também. Você deve definir a quem cabe cada responsabilidade e respeitar essa decisão.

Óbvio que você deve supervisionar e entregar feedback para sua equipe, mas respeite as decisões que cabem a cada indivíduo, você os colocou lá.

Outra questão de hierarquia, saiba quem cobrar por cada coisa. Aqui torna-se imprescindível deixar bem definido o que cada um deve fazer. Isso precisa ser muito claro para você: se eu tenho um problema X, devo falar com Fulano, se eu tiver um problema Y, devo falar com Ciclano, e assim por diante. Assim você saberá a pessoa certa a se falar em cada caso.

Desenvolva sua equipe

Invista em cursos, palestras, workshops, webinários, livros e tudo mais que possa melhor preparar seus funcionários. As vezes o seu colaborador conhece bastante do assunto que trabalha, porém ser ele se preparar para um assunto diferente, mas que dialoga com sua função, ele passe a render mais.

Pense nisso: será que as vezes, quando você acha que seus funcionários não estão rendendo tanto, não é falta de um estímulo? Talvez ele esteja precisando de uma força nessa parte. Dê essa mão à ele.

Contratação

Você precisa de alguém novo na equipe? Primeiro se questione: não há ninguém aqui dentro que eu possa promover? Promover seus funcionários é sempre uma boa maneira de estimular não só ele, como todos os outros: faz com que eles se sintam valorizados dentro da empresa.

Caso você não tenha ninguém pronto para subir, ou então queira uma mão de obra muito especializada, escolha bem. Veja se é uma pessoa que além de corresponder aos quesitos necessários, parece se adequar ao tipo de trabalho que você desenvolve, e o tipo de sinergia da sua empresa.

Seja Leve e Dialogue

Sempre que tiver que escolher entre bater de frente ou dialogar, prefira dialogar. Quanto mais você conversar e menos você brigar e exigir sua vontade, mas sua equipe vai produzir. Ambientes caóticos e nervosos não criam grandes profissionais.

Estimular, por exemplo, a competição entre funcionários pode parecer uma boa ideia, mas traz muitos problemas: as pessoas não pensam em um grupo, elas pensam só em si.

Talvez para o seu segmento esse perfil funcione, mas em geral uma equipe individualizada não vai tão longe quanto uma equipe unida, trabalhando em conjunto.

Reconheça os méritos

Quando alguém pisar na bola, é seu dever ir até a pessoa dar o feedback e, dependendo do caso, até mesmo repreender ela pelo erro. Por outro lado, quando essa pessoa fizer um trabalho excepcional você também precisa entregar algo a ela, certo?

Elogiar um bom trabalho, entregar uma remuneração extra quando julgar necessário, e dar crédito a quem trabalha bem é uma obrigação de um líder. Lembre-se: você não vai chegar ao topo sozinho. Ajude quem te ajuda.

Concorda com esses tópicos? Tem dificuldade especial em algum? Comenta aqui embaixo.

A sua equipe pode mais
5 - 3 votos

Tags:, , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios