Virei chefe, e agora?

Virei chefe e agora

A noticia saiu ontem de tarde, você avisou seus colegas, que comemoram. Talvez você tenha ligado para casa para ouvir algumas palavras bonitas. O pessoal da empresa marcou um happy hour para comemorar. Chegando em casa, mais parabéns. Agora você é chefe! Recém promovido. Líder dos seus companheiros. E aí? O que você vai fazer agora?

Em primeiro lugar, existem quatro tópicos que você precisa revisar em você: comunicação, poder de influência, organização, e capacidade de desenvolvimento. Vamos tópico a tópico

Há quem fale assim “Hoje em dia a comunicação é a base da liderança”. Besteira! Ela sempre foi! A diferença é que antigamente fazia parte da comunicação muito mais teor opressor e menos empatia. Os líderes buscavam um grupo com medo, para assim comandar com facilidade. Assustar também é comunicação, certo?

O que muda para o mundo de hoje é que se você oprime seu funcionário, ele te processa e vai trabalhar para o seu concorrente, então você precisa buscar mais diálogos, e bem menos monólogos. Afinal de contas, isso cai exatamente no próximo tópico: Influenciar pessoas.

Você obrigar um funcionário a fazer algo é fácil: “Faça ou eu te mando embora”. Ele vai fazer. Talvez não fique bom. Talvez isso desestimule ele em sua empresa. Talvez você perca um grande funcionário. Mas funciona. Se é isso que você quer, um gado que faça o que você quer, parabéns você tem um plano.

Agora, se você quer ser um grande líder, e não um chefe mandão, você precisa aprender a influenciar as pessoas. Isso é: você precisa fazer eles se auto-motivarem. Isso é complicado, porém altamente positivo.

Pense bem, ao invés de você ter que ir toda vez atrás dos seus funcionários, falando o que eles precisam fazer, você só falar uma vez, e eles passarem a buscar sua atividades. Ia ser incrível não é? Você pode fazer isso! Só precisa influenciar eles da maneira correta.

Outro ponto é a questão da organização. Isso serve tanto para você, quanto para a sua relação com a empresa. Explico: Primeiro você deve se organizar enquanto profissional, se informar sobre todos os afazeres e seus responsáveis, sobre todos os processos da empresa, quem são as pessoas importantes e etc.

Depois que você estiver organizado e ajustado a operação da empresa, você vai organizar a empresa! Vai ver tudo que pode ser melhorado: aumentar performances, cortas gastos e esforços desnecessários. Se abrir a novas oportunidades também é fundamental.

Por fim, volte-se à sua equipe. Você precisa desenvolver sua equipe, buscar cursos, leituras, workshops e – principalmente – escutar o que todos tem a dizer. Afinal de contas, você também precisa se desenvolver.

Fique agora com algumas dicas finais.

  • Lembre-se: a chave do sucesso é o diálogo
  • Delegue atividades e confie na equipe
  • Conheça seu pessoal
  • Aumente o senso crítico da sua equipe em relação ao próprio trabalho
  • Instigue sua equipe a tomar boas decisões mesmo sem a sua participação.
  • Lide com os problemas de modo direto.
  • Elogie sua equipe, especialmente na frente dos outros
  • Escute com atenção o que todos tem a dizer
  • Agradeça sempre que algo seja feito

Discorda de algum ponto do texto? Manda para gente a sua opinião. Vamos dialogar!

Virei chefe, e agora?
4.8 - 5 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios