Coaching: O Líder e seu Poder de Persuasão

O-Líder-e-seu-Poder-de-Persuasão---BLOG

As empresas tem investido cada vez mais dinheiro na figura do Coach, aquele sujeito que vem em sessões individuais, ou em grupo, a fim de otimizar o trabalho, motivar e – principalmente – desenvolver talentos dentro das empresas.

A pergunta que fica é: Será que você não pode ser seu próprio Coacher e ainda por cima desenvolver os seus funcionários? Você já é um líder, por que não ser também um guia para quem trabalha para você?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é um Coach. Existem três tipos básicos de profissional desta área: o Executivo, Pessoal e de Performance. É sobre isso que vamos conversar nesse post.

Executivo

Michael-and-Vitos-Final-Conversation

O coach executivo é focado na formação do executivo, ou seja, ele se vai na direção da construção intelectual do gestor. Os profissionais que atendem nesta demanda, fazem encontros apenas com o executivo e buscam o aconselhamento a fim de resolver problemas, e desenvolver habilidades.

Deste gênero, você pode duas coisas: autocoaching, buscando desenvolver a si mesmo; e utilizar seu conhecimento a fim de desenvolver alguém que vai ser promovido e passar para um papel de liderança.

Pessoal

rocky

Esse tipo de coach busca capacitar as pessoas para autorrealização, através do alcance de suas metas. Esse tipo de trabalho basicamente “programa” a cabeça do funcionário a enxergar quanto um bom trabalho, e  o compromisso com a empresa, vai retornar para a sua vida pessoal.

Não ficando apenas nas questões de dentro do trabalho, esse tipo de coach questiona as questões da vida pessoal do funcionária, e reavalia o que pode estar atrapalhando seu colaborador depois das 18 horas. Esse tipo de trabalho deve ser feito com muito cuidado e delicadeza, a fim de que você não entre na vida pessoal dele de mais. Além disso, lembre-se: Você pode se tornar um bom coach. Porém jamais psicólogo!

De performance

Film Fall Preview

O Coach de performance é o profissional -também chamado de Coaching de desempenho- que tem como objetivo de destravar as habilidades naturais dos colaboradores a fim de buscar bater todas as metas necessárias na empresa.

O que diferencia o coaching de performance ao líder que fica gritando por que as vendas caíram é o tato. Ele não vai oprimir os funcionários atrás de número. Ele simplesmente vai tirar esses números de maneira sutil.

Seja esse cara! Da muito mais dinheiro do que ficar gritando e arrancando cabelo!

 

Coaching: O Líder e seu Poder de Persuasão
5 - 4 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios