Revendedor gráfico: descubra seu perfil de empreendedor

Seja pela busca por alcançar uma melhor situação financeira, pelo desejo de fazer o trabalho da maneira que preferir, pela influência empreendedora recebida dos familiares ou por vários outros motivos possíveis, o empreendedorismo tem sido cada vez mais adotado pelos brasileiros como meio de ganhar a vida.

No mercado gráfico existem diversas formas de atuação, mas sem dúvidas o revendedor gráfico é uma das figuras que mais se destaca quando o assunto é empreendedorismo, já que, na maioria das vezes, tem um dom natural para transformar ideias em negócios, gerando uma boa renda, criando empregos e fazendo a economia do país movimentar.

Em uma pesquisa realizada pela Endeavor, uma das maiores organizações de apoio ao empreendedor do Brasil, foi constatado que o empreendedorismo é o que mais contribui com o desenvolvimento do país, com 53% de participação. Isso significa que você, revendedor gráfico, faz parte dessa estatística e colabora diretamente com o crescimento da economia do país!

E já que autoconhecimento é essencial para quem empreende, para ajudá-lo a crescer no seu negócio a Gráfica Paulista elaborou uma lista com os 5 principais tipos de empreendedores. Confira abaixo quais são e descubra em qual perfil você se encaixa!

1. Revendedor independente 

Este tipo de empreendedor acredita firmemente que a melhor forma de fazer as coisas é do seu jeito, e isso não tem a ver somente com processos: desempenhar o trabalho com a ética que almeja ou com horários mais flexíveis são outros motivos que levam um grande número de profissionais a buscar independência.

É bastante fiel às suas crenças e aos seus valores e normalmente não convive bem com regras. Em resumo, vê no empreendedorismo a oportunidade de ser realizado profissionalmente com mais liberdade.
Este perfil é preenchido em grande parte por autônomos e profissionais liberais.

Dicas para este perfil:

Antes de se dedicar à “carreira solo”, estude muito sobre empreendedorismo. Muitas vezes, no anseio pela liberdade, os Revendedores Independentes acabam iniciando um negócio sem conhecimentos básicos sobre gestão financeira ou precificação de produtos e serviços, por exemplo, o que pode acarretar em um desempenho inferior ao que poderia alcançar. A regra é clara: quem se capacita vai mais longe!

Além disso, entenda que, mesmo que sua forma de ver as coisas seja realmente boa, busque sempre ouvir outras opiniões e esteja aberto a críticas, para melhorar seus resultados.

2. Revendedor Ambicioso

Seu foco é, decididamente, o lucro! Muito mais do que os outros perfis, empreendedores com o perfil Ambicioso enxergam cifrões em seu negócio muito antes de a ideia tomar formas mais concretas. São estrategistas e negociadores.

Com uma personalidade decidida e ousada, empreendedores com esse perfil muitas vezes planejam trabalhar para “os outros” somente até o ponto em que puderem abrir seus próprios negócios.

Dicas para este perfil:

Mesmo com uma grande intuição para negócios, busque desenvolver um equilíbrio para não tomar decisões meramente emocionais no empreendimento e para não se tornar o workaholic, ou seja, viciado em trabalho!

3. Revendedor com alma empreendedora

Se você se considera um empreendedor nato, que desde cedo tem facilidade para enxergar oportunidades em todos os lugares e encontrar soluções para problemas, provavelmente se encaixe nesse perfil.

Muitas vezes com perfil gerenciador, esse tipo empreendedor é otimista e autoconfiante e fica muito à vontade quando o assunto é correr riscos. Costuma aplicar o empreendedorismo em tudo o que faz e geralmente consegue bons resultados em curtos períodos de tempo.

Dicas para este perfil:

Busque desenvolver cada vez mais suas características de gestão de pessoas e liderança. O perfil Revendedor com Alma Empreendedora tem bastante facilidade para lidar com pessoas e explorar isso pode impulsionar seu ponto, fazendo com que seu negócio cresça mais facilmente.

4. Revendedor idealista     

Empreendedores com este perfil veem no empreendedorismo a oportunidade de colocar seus valores e ideais em ação. Muitas vezes deixam seus empregos fixos porque entendem que a empresa não compartilha dos seus ideais. Seu objetivo principal é gerar transformação social na área em que atuam. Em outras palavras, lucro é importante, mas não o principal.
A busca por fazer a diferença é um tipo de comportamento empreendedor que cresce a cada dia.

Dicas para este perfil:

Estude bons cases de empreendedorismo social para obter bons referenciais de empreendedores idealistas que conseguiram equilibrar seus valores pessoais com ideias lucrativas.

5. Revendedor por ocasião

Para o Revendedor por Ocasião, empreender não fazia parte dos planos, e aconteceu por alguma circunstância positiva – uma grande oportunidade de negócio em sua área de atuação, por exemplo – ou negativa, em decorrência de uma crise financeira no país ou em seu nicho de mercado.

O revendedor pertencente a esse perfil pode jamais ter sonhado abrir seu próprio negócio, mas o rumo que as coisas tomaram o levou a entender que essa seria a opção mais lucrativa.

De todos, esse é o que menos tem um instinto natural para empreender, mas, sendo bastante capaz naquilo que desempenha pode ter resultados excelentes!

Dicas para este perfil:

Busque capacitação em sua área de atuação e, sobretudo, em empreendedorismo. Mesmo que sua rotina esteja corrida, priorize estudar principalmente sobre plano de negócios, marketing e gestão financeira.

ATENÇÃO: Uma coisa que é preciso ter em mente é que ninguém pertence exclusivamente a um único perfil. Ainda que sua essência seja Revendedor Ambicioso, por exemplo, naturalmente você terá características, em menor escala, de outros perfis.

E aí, conseguiu encontrar o perfil que mais se encaixa com o seu? Conte pra gente nos comentários! 🙂

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios