Como elaborar um Briefing
Para a elaboração de muitos trabalhos, é costume de muitos clientes elaborarem um documento com especificações detalhadas de tudo o que deve conter o resultado final do projeto. Garantindo sua satisfação, além de evitar reclamações posteriores. Conhecido por Briefing, essa documentação permite que todas as etapas dos trabalhos estejam detalhadas. Facilitando sua execução e não permitindo que nenhum detalhe ou etapa seja esquecido. Para quem nunca fez ou não tem certeza de quais são as informações necessárias para se redigir, acompanhe algumas dicas:
Primeiro, conheça o máximo de informações do produto. Seu nome, como é feito, sua utilidade, forma de uso e de consumo, quais as matérias-primas usadas, a imagem do produto perante o mercado, o que o difere da concorrência, suas influências, pontos negativos e positivos.
Conhecer o mercado que deseja atingir é necessário. Qual o público a que se destina o produto, sua sazonalidade, evolução do comércio, participação em questões como volume e dinheiro do mesmo.
Entenda o que os consumidores buscam. Onde eles fazem suas compras, influências que eles procuram seguir, faixa etária, sexo, ocupação profissional, classe social.
Avalie a concorrência. Quais as empresas concorrem direta e indiretamente com a sua instituição. Quais são os preços estipulados por eles, à maneira que divulgam seus produtos e negócio, pontos positivos e negativos.
Objetivos. Do projeto, o que você quer alcançar, do negócio, da comunicação, os detalhes relevantes da sua empresa e principalmente produto.
O prazo e o valor de todo trabalho. É recomendado que tudo isso esteja impresso em dois contratos, para ambos os lados terem conhecimento de tudo que foi estabelecido, evitando posteriores desavenças.
Em sua próxima negociação, lembre-se de redigir um briefing para garantir o sucesso do seu trabalho.
Boa semana e até o próximo post.
*Imagem retirada do site: http://www.infoescola.com/