Na primeira vez que um cliente entra em sua loja, tanto digital quanto física, o que vai ser relevante para ele, que jamais comprou com você, fechar negócio? Como ele vai avaliar o produto, o preço, o atendimento e as condições? O que aciona na cabeça dele para que a compra seja feita? Como fechar a primeira Venda?
Bom, em primeiro lugar, as condições que se encontra sua loja são vitais, a organização dos produtos principalmente. Se o cliente não encontra o que ele quer rapidamente, ele sai. A decoração (ou layout, no caso do site) precisa ser precisa nesse ponto.
A pessoa deve entrar, e achar o que quer. No tempo que leva entre o sinaleiro abrir e a primeira pessoa buzinar. Se demorar mais que isso o cliente se irrita e vai embora.
O produto deve, rapidamente também, apresentar o para que vem. Ele deve ser de fácil entendimento do que se trata, quais são seus atributos e qualidades. Preço, condição e prazo de entrega precisam estar visíveis,e jamais enganar os olhos do cliente. Estratégias de se colocar um preço mais baixo, que quando a pessoa vai ver melhor entende que não é real, apenas aborrecem e afastam clientes.
Depois disso, tendo toda essa clareza em termos de produto e condições, elementos como a oferta e demanda vão entrar em ação. Vários elementos racionais e lógicos. “Eu preciso desse produto?”, “Como está a minha conta” e etc.
Mas, é preciso dizer, apenas a lógica não executa decisões de compra. Em geral, ela apenas racionaliza o que impulsos mais inconscientes já decidiram.
Uma grande parte do marketing hoje estuda a neurociência, em busca de maneiras de estimular essas instâncias desconhecidas da psique. Busque se informar a respeito do neuromarketing.
Uma dica que a Gráfica Paulista deixa, vem dos antigos comerciantes Indianos. Se você já visitou a Índia, e andou nos antigos mercados de lá, deve ter visto várias táticas de vendas aplicadas.
Elementos como a utilização da voz de maneira emocional. O vendedor Indiano se aproxima do cliente, e envolve-o de uma maneira bastante hermética, de para que você não consiga sair fácil.
Ele vem falando ininterruptamente, sem permitir que você fale, a não ser o que ele quer: ele traz vários fatos e então pergunta “Você prefere um bom tapete ou um algo que vai estragar fácil?”
Você responde, mesmo que rindo, o que ele quer ouvir. E então ele volta a te bombardear de informação. Isso faz com que o seu subconsciente se convença de que você quer comprar aquilo.
Outra coisa: insistência. O lema dos vendedores é que a primeira venda não se perde. Eles vão te buscando. Você pode sair da loja, dizendo que não quer, ele vai atrás de você. Traz novas informações, vai baixando cada vez mais o preço, até você pagar.
E o pior. Dado a qualidade do material dele, se você voltar no mercado vai comprar mais. Porque a primeira compra já foi feita.
Por isso, cuide da estética da sua loja, e seja como um vendedor indiano. Incansável e diplomático.