Fidelizar um cliente significa fazer um comprador consumir o seu produto com grande frequência. Por exemplo: se você compra pães todo dia na mesma padaria, você é um cliente fidelizado dessa padaria.
Fidelizar é mais que satisfazer o cliente, pois não é uma questão de uma única compra, ou simplesmente entregar o que foi prometido. Para fidelizar você precisa entregar ao cliente a certeza de que ele sempre será bem atendido, que ele vai ter o mínimo de problemas (problemas esses que serão resolvidos de maneira tranquila e rápida) e ainda que ele poderá ser surpreendido por algo fantástico, algo que valha muito a pena para ele.
Alguns clientes se tornam tão fieis a uma marca que chegam a serem considerados evangelizadores: que defendem a marca, sem receber nada em troca. O sujeito chega a entrar em uma briga lutando por sua marca de coração. Você pode ter clientes assim na sua marca. Só é preciso se focar em alguns detalhes importantes. Da só uma olhada.
Conheça seu cliente
Quanto mais você conhecer do seu cliente, melhor. Por isso existe uma técnica chamada CRM – Customer Relationship Management, que significa Administração de relacionamento com cliente. Você pode desenvolver esse trabalho de maneira independente, mas o ideal é você conseguir um software que faça esse trabalho.
Se você tiver o software, só precisa incluir os dados lá. Se for fazer independente, precisará organizar planilhas.
Mas o que importa nos dois jeitos é: colocar todos os dados dos clientes (como ele agiu, o que ele compra e etc) à mão. Dessa maneira, você conseguirá atingir cada cliente de maneira personalizada. Você não vai mais lidar com consumidores, e sim com pessoas.
Retorne algo pela fidelização
Um cliente fidelizado traz muito dinheiro a qualquer empresa. Principalmente se você pensa a longo prazo. Compensa entregar algo de contrapartida a ele. Vamos supor: “Compras acima de X reais levam brinde”. Qual é o custo desse brinde? Pense que esse cliente vai voltar a comprar com você.
E o melhor: como você estipulou um preço mínimo para participar você ainda vai aumentar o seu ticket médio.
Outra boa saída é trabalhar com planos de fidelidade: se ele fizer um número Y de compras no mês ele tem desconto. Entregue motivos reais dele só comprar com você. Nem sempre você vai ter o melhor preço do mercado, por isso precisa de algo para te cobrir nessa situação.
Fale um tanto…
Invista em comunicação: mídias sociais, mídias tradicionais, ações offline e sempre que possível converse pessoalmente com seu cliente. Crie vínculos com ele.
Busque um tempo para investir em criação de conteúdo que ajudem o seu cliente, tal como a Paulista está fazendo agora mesmo para você! Quanto mais seu cliente tiver ferramentas, melhor para todo mundo.
… mas, Escute muito mais
O seu cliente precisa de um canal de comunicação para tirar dúvidas, fazer críticas e elogios. O universo atual não é de monólogos, e sim de diálogo. Escute seu cliente, mostre que ele lhe é importante.
Nada faz uma pessoa se sentir mais a vontade de retornar a uma loja (virtual ou física) do que se sentir ouvida.
Alguma vez você foi em um comércio, fez uma reclamação, e depois viu o problema resolvido? Não passa uma mensagem de respeito a você? Então, é isso que você precisa entregar para fidelizar o seu público.