Investindo no marketing social
O Brasil vem passando por grandes mudanças culturais, o atendimento a área social no passado, eram feitos por senhoras da sociedade que, realizando obras sociais, exercitavam sua vocação filantrópica. Hoje as pessoas estão mais engajadas com problemas de natureza social e causas que influenciam o seu modo de vida. Os protesto e manifestações nas ruas Brasileiras são exemplos disso.
Mas porque as empresas devem investir no marketing social? A população está muito mais exigente e cobram uma postura socialmente correta de suas empresas e marcas favoritas. Hoje não basta a organização oferecer somente produtos e serviços. Elas devem ter um posicionamento e agir em prol a causas que beneficiem a sociedade.
Vivemos em um mundo onde as pessoas que se preocupam com a natureza social, são as mesmas que avaliam, discutem e cobram um posicionamento coerente das organizações. Ou seja, o marketing social colabora com a população e colabora para que a imagem corporativa seja bem vista por seus consumidores. Investir no marketing social será um diferencial de sua empresa em relação às concorrentes.
Veja alguns exemplos de empresas Brasileiras que investiram no marketing social:
Criança Esperança: campanha de conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente (realizada em parceria com a Unesco), teve seu lançamento em 1986, e até hoje vem beneficiando milhões de crianças em todo o território nacional. Em um determinado dia do ano é realizado um evento para receber doações, mas é possível contribuir durante todo o ano.
McDia Feliz: Essa campanha é voltada para crianças e adolescentes com câncer e foi criada pelo Instituto Ronald McDonald. Em todos os anos no último sábado de agosto, os lucro obtido com a venda dos sanduíches Big Mac são direcionados a instituições que trabalham para melhorar a vida dessas crianças.
Adotar é tudo de bom: Criado pela marca PEDIGREE, o programa que surgiu nos Estados Unidos e hoje está presente aqui no Brasil, a campanha conscientiza as pessoas a adotar pets abandonados. Além de trabalhar na sensibilização das pessoas, a campanha ajuda ONGs que cuidam dos animais.
Ambev Recicla: A campanha foi criada pela AMBEV e desde 2011 contribui para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas em 10 estados do Brasil, por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos, facilitando o acesso à indústria recicladora e focando no aumento dos catadores.
Essas são algumas das empresas que investem em marketing social, mas a tendência é a população cobre cada vez mais as organizações para agir em prol de causas que contribuam com a sociedade. Sejam elas pequenas ou grandes empresas, pois toda ajuda, seja ela mínima será bem vinda.