Você preparou uma apresentação para um cliente, um projeto de branding. Você está repassando o que precisa falar. “Senhores, utilizamos uma linguagem que cede a logo… não… o logo… não é a logo mesmo. Ou será que é o logo?”. E ai? Qual é o certo?
Acertou quem respondeu a clássica resposta de quem está em cima do muro: “Depende”. Se você estiver se referindo a logomarca, palavra feminina, diz-se a logo. Agora se for o Logotipo, palavra masculina, você vai falar para o seu cliente “o Logo”.
Só resta problema caso você não saiba a diferença entre logomarca e logotipo. Se for esse seu caso, esse post foi escrito para você! Hoje o blog vai explicar a diferença entre os dois.
Vamos pegar uma marca famosa para dissecar o significado de cada elemento dela. Vamos falar da Nike. Olha a imagem abaixo.
Basicamente, nós temos três informações gráficas ali: Nike, o Desenho, e a frase Just Do It (Apenas faça).
Ali, o que é o logotipo? Bom, pense na palavra Logotipo. Tirando a parte “logo”, nos sobre tipo. Tipo não lembra tipografia? O estudo das fontes? Então lembre assim: Logotipo é o nome da marca, com a fonte específica que foi selecionada para representar essa marca.
No caso da Nike, o logotipo é justamente a maneira como está escrito o nome da Marca.
Abaixo do logotipo, você encontra o desenho, esse elemento clássico, que lembra um pouco uma asa – na verdade ela representa a foice da deusa Nice, heroína homenageada pela marca – isso é símbolo da marca.
Por fim, abaixo do símbolo, temos o slogan da marca, Just Do It. Pois bem: logotipo, símbolo e slogan. E o que é a logomarca? Tudo isso e muito mais!
A logomarca é a união de todos esses elementos, mais outros como: identidade visual, responsabilidade social da empresa e até mesmo, em alguns casos, a cultura organizacional, se esse for um elemento muito importante para a comunicação da empresa.
Então? O que você faz? Logomarca ou logotipo?