Na semana passada, aqui no blog da Paulista, nós conversamos sobre Como Vender a Sua Marca. Lá nos conversamos sobre uma série de técnicas para você aumentar o valor da sua empresa. Porém, uma pergunta que pode ter ficado na sua cabeça é: como se calcula o valor de uma marca?
Antigamente se dizia que para saber o valor de uma marca, você pegava o faturamento dela em um ano, e multiplicava por quatro. Vamos supor que a sua empresa fez, em um ano, 1 milhão de reais, o valor da sua marca é de 4 milhões.
O problema desse método é que ele não leva em conta elementos muito mais sutis do que o faturamento anual, que vão desde o relacionamento com clientes, até a quantidade de patrocínios culturais e sociais que a empresa faz.
Para conseguir encontrar um número mais exato, de quanto vale uma marca, a consultoria inglesa Interbrand desenvolveu em parceria com uma escola de negócios, London Business School, um maneira bem interessante de se calcular esse valor. Primeiro, é analisado o desempenhos financeiro da marca.
Depois, se busca o peso de sua influência nas decisões de compra dos consumidores. E, por fim, deve-se ver a força da marca em relação ao competidores.
Depois de se avaliar todos esses itens, eles criam um ranking das maiores empresas de um país. Quer ver a lista mais recente aqui do Brasil?
Ranking | Marca | Valor da marca (em reais) | Diferença em relação a 2013 |
1 | Itaú | 21,6 bi | 12% |
2 | Bradesco | 15 bi | 7% |
3 | Skol | 11,6 bi | 23% |
4 | Banco do Brasil | 10,4 bi | -12% |
5 | Brahma | 9,4 bi | 31% |
6 | Natura | 7,6 bi | 2% |
7 | Petrobras | 6,8 bi | -23% |
8 | Antarctica | 3,6 bi | 15% |
9 | Vivo | 2,7 bi | 3% |
10 | BTG Pactual | 2 bi | 4% |
Dê uma olhada na lista. Você vai perceber no topo empresas que fazem sentido estarem lá, certo? Observe os valores, e também a diferença em relação a 2013. Quais empresas cresceram e quais perderam valor? Você acha que faz sentido as subidas e descidas, pensando nos histórico dos dois últimos anos.
Perceba, por exemplo, que a Petrobras teve uma queda de 23%. Ela com certeza não diminuiu o faturamento em 23%. Essa queda aconteceu, principalmente, por questões de caráter de Relações Públicas, dado seus últimos escândalos.
Já o Banco Itaú (que por sinal é a maior marca do Brasil desde 2001) teve, no ano de 2014, o patrocínio da Copa do Mundo e da Seleção Brasileira, com um investimento de cerca de 300 milhões de reais. Veja que, mesmo estando lá em cima desde o início, ela ainda conseguiu aumentar em 12% o seu valor.
Então, retomando, para a Interbrand, para calcular o valor de uma marca, deve ser levar em consideração: faturamento financeiro, poder de decisão sobre consumidores e, por fim, o peso da empresa em relação a seus concorrentes.
E a sua empresa? Quanto ela vale para você?