Cultura de massas e influências

Cultura de massas e influências

   Hoje em dia tudo é pop. Um tênis, uma blusa, um corte de cabelo, e tudo que possa expressar o sentimento individual, ou seja, tudo o que sugira sentir: raiva, amor, lembrança, intolerância, arrogância, alegria etc. O criativo cria uma coisa, dá nome pra essa coisa e coloca a coisa para o público. O público aplaude, gosta, chora, odeia. Contudo, a coisa fica cada vez mais conhecida, a massa pega para si. Às vezes, seu significado fica distorcido, pois é como um telefone sem fio da arte. E as mídias sociais estão aí para isso. Espalhar, espalhar… É como aqueles filmes dos anos 80, em que existe um vírus e cada vez mais pessoas pegam e transmitem uns aos outros. A comparação é tosca, mas o ponto é: como as coisas acontecem rápido! Tudo isso não passa de consequência cultural do passado, o mundo não para, a arte acompanha a vida e assim será sucessivamente.

Já que estamos falando de arte e cultura pop, vamos ver em que essa cultura influencia nosso dia a dia.

A cultura pop-art surgiu na Inglaterra por volta dos anos 50, mas foi nos anos 60, em Nova Iorque, que se potencializou, baseada em uma Europa falida e no ‘sonho americano’. Os artistas que foram contra o movimento expressionista, na época, encontraram na cultura de massas uma forma de inspiração, ou seja, o consumismo, o materialismo, sem falar nas pitadas de humor e ironia que utilizavam. O crítico britânico Lawrence Alloway entendeu que o movimento artístico moderno era muito fechado a um público seleto. Com isso surgiu as ideias de arte popular, uma forma de arte direta e simples.

Hoje em dia, é fácil jogar uma foto, ilustração ou vídeo na internet e ter polêmica. Na verdade, a intenção da pop-art era de incomodar e esse conceito – pop-art pode ser considerada um conceito – é comum por um simples motivo, a cultura transformada em indústria. Mas como tudo no mundo se renova, a pop-art não ficou para trás. Sempre vale conferir as novidades e essa cultura se traduz exatamente ao novo. O movimento pop-art exerceu grande influência no mundo artístico posterior, como o grafite e desenhos relacionados à moda. E volta e meia vemos uns traços pop-art por aí.

Veja algumas ilustrações precursoras e a arte popular contemporânea:

Boca.

Pop.

Marilyn Monroe.

Alguns clipes são influenciados pela pop-art.

Até na decoração encontramos a cultura pop-art, veja o link aqui.

Aproveite tudo o que é novo.

Equipe Paulista Cartões
www.paulistacartoes.com.br

Cultura de massas e influências
Avalie este post
Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios