Os Cartazes da Segunda Guerra Mundial

Os Cartazes da Segunda Guerra Mundial

As campanhas publicitária nem sempre vendem um produto. As vezes o que é vendido é uma causa. Não é um projeto que busca o lucro, e sim o desenvolvimento social. Um dos exemplos a respeito disso são os cartazes produzidos durante a segunda guerra mundial.

Durante a guerra, muitas campanhas publicitárias foram feitas, não só para encorajar o alistamento, mas também para trazer financiadores para o suporte dos aliados.

Sobre o assunto, Robert Fleming, curador do Museu Nacional do Exército Inglês, disse : “Os cartazes mostram que todos fizeram um esforço em mandar a seguinte mensagem para população: ‘ Você pode vencer Hitler, e fazer a diferença enquanto indivíduo'”.

Imagens fortes, coloridas, com design básico, paleta em duas cores, influenciados pela art deco, complementadas com uma mensagem simples.

“As campanhas expandiram a noção de pertencimento e patriotismo com uma poderosa e colorida simbologia, tal como a bandeira do Reino Unido – os cartazes foram da arte para uma ciência psicológica.” ele disse.

Outros cartazes tinham como objetivo demonizar o inimigo, espelhando e barrando a propaganda Alemã. “Elas buscam trazer tudo de desumano que as tropas nazista andavam fazendo na Europa Ocupada”.

Confira alguns cartazes.

Os exemplos de marketing social, ou até mesmo propaganda, são inúmeros. Você conhece alguma causa que foi bem vendida através da publicidade? Comenta aqui embaixo!

 

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios