5 redes sociais para usar em sua revenda gráfica

Você já deve estar careca de saber que as mídias sociais, como Facebook, WhatsApp e Instagram, fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas. Mas você sabia que os brasileiros gastam, em média, 3:18 horas por dia em redes sociais, segundo a pesquisa We Are Social?

Pois é, as redes sociais são sim MUITO populares no nosso Brasilzão, e por isso são perfeitas opções de publicidade para revendedores gráficos e designers, permitindo a divulgação de serviços e produtos de forma bastante econômica ou até mesmo gratuita.

Mas, cuidado!

Nem tudo é um mar de rosas. As redes sociais, como o queridinho Facebook, por exemplo, também são capazes de manchar a reputação de uma marca.

Por isso é importantíssimo que você saiba utilizar as mídias a seu favor, como em um jogo de xadrez, em que a movimentação de uma peça faz toda a diferença!

E você, revendedor gráfico, pode garantir que está utilizando as mídias sociais da forma certa para alavancar a sua revenda gráfica?

Ou você, designer, que precisa de visibilidade para promover seus trabalhos, sabe dizer como e por que as redes sociais são tão importantes para o seu sucesso profissional?

Finalzinho de ano chegando, e a Paulista vem te ajudar trazendo algumas dicas de redes sociais que você pode inserir na sua rotina profissional para começar o ano de 2018 turbinado, repleto de boas vibrações e possibilidades de bons negócios, divulgando os seus trabalhos e a sua revenda gráfica mais do que nunca! 😉

 

Facebook: a rede social mais popular no Brasil!

Ah, o Facebook… É impossível falar de redes sociais e não lembrar dele, né?

Até porque o “Face” ganhou o gosto de inúmeras pessoas em todos os cantos do mundo com suas curtidas, comunidade, amizades e diversas possibilidades de postagens!

Inclusive é possível que muito de seus concorrentes estejam firmes e engajados nessa rede social, que segundo a pesquisa Content Trends 2017, realizada pela agência de marketing de conteúdo Rock Content, cerca de 97,3% das empresas brasileiras que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo estão no Facebook, um crescimento de 2,3% se comparado com a análise feita em 2015!

A pesquisa também revelou que 96,5% dos usuários que consomem conteúdo na internet brasileira estão no Facebook.

 

“Mas, como eu posso aproveitar o Facebook para divulgar o meu trabalho?”

Nesta rede social, você conta com inúmeras oportunidades, não somente para divulgar seu trabalho, mas também para aprender mais sobre seu mercado, seus clientes e sobre os softwares gráficos que você mais utiliza, por exemplo. Entre elas estão as comunidades, grupos e fanpages.

Grupos e comunidades

Os grupos e as comunidades estão soltos pelo Facebook, muitos deles criados e direcionados para determinados assuntos e interesses, tendo postagens e debates exclusivos sobre o tema.

Faça parte de grupos estratégicos que podem ajudar a divulgar seus trabalhos e não deixe de aprender muito mais  em comunidades do seu interesse.

Fanpages

Por acaso você tem uma fanpage?

Com que frequência atualiza sua página?

Já ouviu falar sobre impulsionar páginas e publicações?

Você segue as dicas que o Facebook deixa na sua página?

Quantas perguntas né?

Pois é, não basta apenas criar uma página e deixá-la jogada de lado, esperando e torcendo para que as pessoas a procurem e curtam. É preciso muito empenho para divulgar com qualidade seus trabalhos!

Primeiro passo: leia tudo!

Leia as dicas deixadas pelo Face, as opções de publicação e personalização que você tem para que sua página fique mais atrativa e dedique tempo para aprender, em sites especializados, tudo o que puder para se dar bem nessa rede social.

Segundo passo: faça publicações!

A periodicidade de postagens faz toda a diferença, assim como a forma com que você interage com o seu público. Por isso, vale a pena investir em boas postagens, tirar um tempinho para pensar no conteúdo, elaborando excelentes textos, imagens e vídeos, não sem antes fazer um estudo sobre qual o tipo do seu público. Assim você saberá qual linguagem deve usar ao criar suas publicações.

Vale também impulsionar sua página.

“Eu preciso pagar por isso?”

Sim. Mas você pode escolher o valor e tipo de impulsionamento a ser feito, começando com valores bem baixos se preferir. A vantagem é que sua página ficará muito mais visível, sendo direcionada a perfis de usuários que tem interesse no produto ou serviço que você oferece.

Ah, o Facebook fornece uma análise completa de crescimento ou queda de curtidas e interações na página, ajudando com a indicação do que é preciso melhorar.

Aproveite também que o Facebook interliga várias outras redes, como Youtube, Instagram e o Pinterest, para dar ainda mais visibilidade ao seu negócio.

Instagram: a revolução na forma de publicar fotos

Criado em 2010, o Instagram é uma rede social com foco no compartilhamento de fotos e vídeos curtos. Sua popularidade cresceu tanto que em 2012, o fundador do Facebook, Mark Zuckemberg, comprou o Instagram em uma transação milionária, e de lá para cá a rede social vem crescendo a passos largos.

No estudo da Content Trends, o 2º lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas por empresas é do Instagram. Isso porque o número de empresas cadastradas na rede social passou de 47,9%, em 2016, para 71,1% em 2017.

Se você, revendedor gráfico, não dispensa a publicação de fotos para divulgar a sua revenda gráfica, o Instagram é a rede social certa para você!

O “Insta” também permite que você publique de imagens e fotos com diversas opções de filtro para dar aquele toque especial na publicação, além da possibilidade de expandir essa publicação em outras redes sociais interligadas ao aplicativo, como, por exemplo, Facebook, Twitter e Tumblr.

Outra ação bem importante para aumentar o número de visualizações das suas publicações no Insta é a de “Seguir e ser Seguido”, ou seja, você pode seguir pessoas e ser seguido por elas. Assim, quando fizer uma publicação, ela vai aparecer na página de todas as pessoas que estiverem te seguindo na rede.

Você também pode curtir as publicações (suas e de seus amigos), comentar e encaminhar para outras pessoas, além de salvá-las em pastas para rever depois.

 

Leia também no blog da Paulista: 10 motivos para ser cliente da Paulista Cartões

 

Twitter: um mundo de informações em 140 280 caracteres!

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários presentes no Twitter? Isso mesmo. Tá aí outro bom motivo para mostrar como essa rede social é influente na vida dos brasileiros.

Como usar o Twitter de forma corporativa?

Assim como nas demais redes sociais, é necessário que você tenha uma estratégia de marketing bem elaborada, visando sempre o objetivo que deseja alcançar.

No Twitter, você pode fazer publicações de até 280 caracteres e relacionar essas publicações com temas ou assuntos que estão em alta, ou também criar novos assuntos. Tudo isso utilizando hashtags (com o símbolo #), como, por exemplo: #midiassociaisparadesigners ou ainda #mundografico. Essa prática facilita muito que outros usuários achem a sua publicação!

Além de textos, você também pode investir em imagens e vídeos curtos de seus produtos e serviços, lembrando sempre que a intenção não é forçar uma venda, mas sim despertar o interesse do cliente em sua marca e mostrar que seu negócio é atualizado e moderno, estando presente nas redes sociais e por dentro dos assuntos em destaque.

*Dica de ouro: Não poste apenas informações sobre sua marca. Isso vale para todas as mídias sociais, mas de forma especial no Twitter, que é uma rede de comunicação imensa e muito rápida, repleta de novas informações a cada segundo. Invista em assuntos atuais, sérios ou descontraídos que sejam capazes de atrair a interação do público, como causas sociais, ambientais, vídeos, memes e vários outros.

WhatsApp: a rede da fidelização de clientes!

Outra rede social que pode ser muito aproveitada para fidelizar clientes é o WhatsApp.

Todo cliente gosta de se sentir especial, e a proximidade que você tem com o seu cliente também pode ajudar no processo de fidelização, sabia?

No WhatsApp, você pode fazer ações bem interessantes, como, por exemplo:

Mensagens personalizadas

Você pode usar o Whats para enviar mensagens personalizadas, como orçamentos ou promoções especiais, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, além de lembrar datas, como o aniversário de seu cliente, por exemplo. Tudo isso de maneira mais informal, sem se preocupar tanto em manter uma linguagem corporativa.

Um bom exemplo de mensagens personalizadas para clientes que trabalham com criação de arte gráfica é enviar imagens engraçadas envolvendo o mundo desses profissionais, além é claro de dicas como, por exemplo, tendências de cores e fontes para o verão, qualidade de papel, programas de edição, entre muitas outras.

Dessa forma, você cria um relacionamento mais próximo com seu cliente e mostra que se importa muito mais com ele do que apenas uma venda, trazendo ele para perto de você, aumentando e muito as chances de fidelização.

 

Leia também no blog da Paulista: Revendedor gráfico: como inovar na revenda de materiais gráficos?

 

Pinterest: mais criatividade em suas ações publicitárias!

Você já deve ter ouvido falar do Pinterest, possivelmente como uma fonte de inspiração relacionada a diversos assuntos, como mudanças e reformas na casa, saúde, alimentação, moda, carros e vários outros, certo?

O que poucos sabem é que o Pinterest também pode servir para publicidade. Isso mesmo! Você pode usar essa mídia social para divulgar sua  revenda gráfica, claro que com sutileza, criatividade e descontração!

“Mas, como?”

O primeiro passo é fazer seu cadastro na rede. Depois, criar formas de atrair o público, seja compartilhando imagens exclusivas que proporcionem interação por parte do público (que pode agir com “pins”, que funciona como se fosse o “curtir” do Facebook), seja marcando a publicação que gostou ou até mesmo salvando em seu painel. Quanto maior a interação dos usuários, mais visível sua publicação será!

Veja só que legal essa ação feita pela Honda para alavancar o lançamento do CR-V:

“Pintermission”: com a junção do nome da rede social mais a palavra mission (missão), a Honda lançou um desafio para as pessoas mais ativas na rede social, dando R$500,00 para quem deixasse o Pinterest de lado por 24h e fosse fazer alguma atividade que estava fixada em seu mural, dentro da rede social.

Mídias Sociais-Pinterest-ação Honda

Essa ação tomou conta da rede com a frase “… is about getting out and living” (“é sobre sair e viver”)

Tá aí um ótimo exemplo de ação publicitária interativa de sucesso pelo Pinterest.

Viu só como dá certo?

Além das mídias que conversamos um pouquinho no blog de hoje, existem várias outras que também são muito populares, como o Messenger, Google+, Linkedin, Youtube, Skype, blogs, etc. Todas essas opções fazem sucesso e contam com milhões de adeptos.

Além disso, existem também redes mais segmentadas, que podem servir como fonte de inspiração para a criação de artes gráficas, imagens e trabalhos de design, como o Designspiration, o Cargo e o Behance.

Mas não adianta criar perfis em todas elas se você não conhece o seu público, ou ainda se não tem tempo para cuidar nem do perfil do Facebook. Por isso, a dica é: “estude o perfil do seu público”. Descubra qual o ramo de atuação, quais os principais interesses, as redes mais utilizadas e demais informações que vão te ajudar a direcionar seus esforços para o lado certo, que muitas vezes começa com a escolha das mídias sociais certas para estar presente!

Ah, outra coisa muito importante: prefira escolher primeiramente uma ou duas mídias para trabalhar bem com elas. Depois que você tiver resultados, aí sim vale a pena criar novos perfis e explorar outras mídias.

Lembre-se: As redes sociais servem como uma espécie de vitrine, em que a melhor exposição sempre é a que dá melhores e maiores resultados. Então não saia fazendo publicações desenfreadas. PLANEJE com calma cada ação que deseja realizar e defina qual objetivo pretende alcançar.

Esperamos que as dicas de hoje ajudem a pensar sobre melhorias que você pode fazer na publicidade online da sua marca, dando aquele empurrãozinho para começar o ano de 2018 com o pé direito!

E você já sabe: na hora de produzir materiais gráficos com qualidade impecável, preços reduzidos e atendimento personalizado, conte com a Paulista Cartões! 😉

5 redes sociais para usar em sua revenda gráfica
4.7 - 9 votos

Tags:, , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios

  1. claudio 26/03/2018

    Sou designer grafico a 20 anos, sempre trabalhei para os outros e agora com a parceria da grafica paulista estou a 5 anos por conta. Mas preciso de ajuda para aumentar a clientela graças a crise.
    Como vcs podem me ajudar….

    Responder
    • Paulista Cartões 03/04/2018

      Oi Claudio, tudo bem? Como podemos ajudar?

      Responder