Blog Gráfica Paulista

Home office: trabalhar em casa vale a pena?

Cansado de ficar o dia todo dentro do escritório da empresa? Estressado com o tempo gasto com engarrafamentos no trânsito? Precisa de mais tempo para a família, amigos e lazer? Talvez a forma de trabalho em home office seja a alternativa para boa parte dos seus problemas!

O que é home office?

Trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar que preferir, como hotéis, aeroportos, parques ou até mesmo na praia (por que não?), é uma prática conhecida como home office. Além de a cada dia aumentar o número de profissionais dos mais diversos setores que decidem trabalhar em home office como autônomos, uma série de grandes empresas têm passado a permitir que funcionários trabalhem parcialmente (ou em alguns casos integralmente) fora da empresa.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) feita com 325 empresas de diversos segmentos e portes e de todas as regiões do país constatou um aumento de 47% no número de empresas que autoriza a prática de trabalho fora do escritório.

 Receita de sucesso para home office

Trabalhar em home office significa poder definir os próprios horários de trabalho, economizar tempo e reduzir o stress em horas e mais horas de deslocamento e engarrafamento no trânsito, ter mais tempo para a família e lazer, além de vários outros positivos. Mas é preciso ter em mente que isso não significa um jeito fácil de ganhar dinheiro com pouco esforço.
Basicamente, para se dar bem trabalhando dessa maneira, é preciso duas coisas: uma excelente administração do tempo e boa produtividade fora do escritório.

Veja abaixo os principais itens que a Gráfica Paulista separou para ajudar você a fazer as contas e descobrir se pena ou não investir em trabalhar com mais liberdade em um home office.

1. Disciplina

A sensação de não ter um chefe ou gestor sempre conferindo como está sua produtividade pode ser libertadora!

Mas, quando você é o principal responsável pelo seu desempenho, há duas opções: render-se ao confortável sofá e ao Netflix ou desenvolver uma dose extra de disciplina para dar conta de todo o trabalho sem um chefe nas suas costas.
Para ajudar a criar um hábito de disciplina e produtividade, coloque em prática o seguinte:

• Apesar de não precisar bater cartão, acorde todos os dias no mesmo horário (de preferência cedo) e tenha um período mínimo para estar à trabalho. Isso ajuda a criar e manter a disciplina e garante que sua produtividade seja alta.

• Ok, você está em casa, e a casa é um lugar propício para ficar à vontade. Mas, quando estiver trabalhando, vista-se para trabalhar. Pijama e pantufa não são bem-vindos. Vestir-se corretamente no seu home office ajuda o cérebro a entender que mesmo em casa você está à trabalho e aumenta os níveis de produtividade.

• Tenha uma agenda organizada (pode ser uma agenda física ou um aplicativo como o Google Agenda) e defina todos os dias pela manhã duas tarefas grandes e com maior grau de urgência que precisam ser cumpridas. Depois de terminar essas tarefas, fique livre para iniciar outras mais simples e menos urgentes.

Leia também no blog da Paulista: Planejamento: como vender mais em 2017

2. Local do seu home office

Caso eleja sua casa como local de trabalho:

• Opte por móveis funcionais ao invés daqueles super ousados e descolados que, apesar de serem bonitos, podem gerar um ambiente cheio de distrações.

• Regra de ouro: priorize a ergonomia! A ergonomia é o estudo da relação do homem com seu ambiente de trabalho e está diretamente ligada ao bem-estar e à produtividade. Clique AQUI para saber mais sobre ergonomia e como posicionar corretamente seu corpo para minimizar problemas de coluna, circulação e outros.

3. Desafios

A vida de quem trabalha fora de um escritório não é um mar de rosas. Vários desafios batem à porta diariamente, e é preciso estar preparado para superá-los. Veja abaixo quais são os principais e como sair vitorioso em cada um deles:

Conciliar trabalho e família: a esposa ou o marido chamando quando você está envolvido em uma tarefa, os filhos querendo brincar ou precisando de ajuda com a lição de casa ou até mesmo o vizinho, que pensa que o fato de você estar em casa significa que está de férias.

É preciso sentar e conversar com os familiares para esclarecer que ali é um ambiente de trabalho. Caso trabalhe em um horário pré-determinado é mais fácil pedir que de tal a tal hora a família evite interromper seu trabalho.

Baixa interação social: ao mesmo tempo que estar sozinho pode ajudar a melhorar a concentração, a ausência de outras pessoas pode incomodar bastante, ao menos nos primeiros meses. Para evitar a sensação de isolamento, faça pequenas pausas para encontrar outras pessoas, busque ao menos uma vez por semana almoçar com algum colega e planeje sua vida social fora do expediente de trabalho.

Revendedor gráfico em home office

Se você procura uma forma de ganhar dinheiro trabalhando em casa, saiba que atuar com revenda de materiais gráficos é uma opção bastante rentável e oferece a liberdade que você procura!

Nesse modelo de negócio é preciso investir tempo na visita a clientes para fechar vendas, o que minimiza algumas das dificuldades de trabalhar em casa, como a baixa interação social.

Além disso, para iniciar um negócio como revendedor de materiais gráficos em home office, tudo o que você precisa é de um computador com acesso à internet e um cadastro no site da Gráfica Paulista.

Somos uma gráfica online que realiza entregas para todo o território nacional. Basta fazer a compra em nosso site, enviar o arquivo a ser impresso e receber o produto prontinho para entregar ao cliente.

Para descobrir tudo o que você precisa saber para ser um revendedor gráfico de sucesso, clique AQUI!

Home office: trabalhar em casa vale a pena?
5 - 3 votos