O que é PDF/X-1a e por que usar esse formato em suas artes gráficas?

Aqui na Gráfica Paulista você pode enviar seus arquivos em três formatos: JPG, CDR e PDF/X-1a. Hoje vamos falar um pouco sobre esse último formato e explicar por que recomendamos que você envie seu arquivo dessa forma. 🙂

Mas afinal, o que é PDF/X-1a?

O PDF (Portable Document Format – em português: Formato Portátil de Documentos), desenvolvido pela empresa americana Adobe Systems, é um dos formatos de arquivos mais utilizados mundialmente.

Sua grande vantagem é que, desde que você tenha um leitor de PDFs instalado em seu computador, notebook, tablet ou celular, é possível abrir qualquer documento em PDF, mesmo que o arquivo tenha sido criado em outro programa (e, logicamente, exportado para PDF).

Quando falamos em produção gráfica, um dos formatos mais utilizados é a extensão do PDF: o X-1a. O PDF/X-1a permite que o tamanho do arquivo final seja reduzido sem que isso gere perda de qualidade.

Por que enviar arquivos em PDF/X-1a?

O PDF/X-1a permite que o arquivo que você nos envia, com sua arte gráfica, seja impresso exatamente como você o criou e facilita o envio online, já que o tamanho do arquivo fica reduzido.

Além disso, os arquivos enviados para a Gráfica Paulista em JPG e CDR passam obrigatoriamente pelo setor de Arte-final para análise antes de serem enviados para a produção, o que leva um período adicional (ainda que curto) antes de o pedido efetivamente entrar em produção. Usando o PDF/X-1a, o arquivo vai diretamente para a produção*, fazendo com que a arte gráfica não passe pela análise de arquivos por parte do setor de Arte-final. Isso reduz o tempo até que os produtos cheguem nas suas mãos!

* O arquivo enviado em PDF/X-1A vai direto para a produção somente se for enviado até as 18h e desde que o pagamento já tenha sido compensado e que você tenha selecionado a opção “Aceito a produção conforme a visualização” durante o processo de compra. Caso o arquivo seja enviado após as 18h ou o pagamento seja compensado após esse horário, o pedido entrará em produção somente no próximo dia útil.

Mas muita atenção! Envie seu arquivo diretamente para a produção somente se você já tiver experiência com a criação de artes gráficas, já que nesse caso o arquivo não vai ser analisado pela nossa equipe antes de ser produzido.

DICA BÔNUS: Uma dica bônus que sempre damos para nossos clientes para agilizar ainda mais a entrega do seu pedido é, além de enviar o arquivo em PDF/X-1a, fazer o pagamento por cartão de crédito ou créditos pré-pagos.

Isso porque enviando dessa forma, além de o arquivo não passar pelo setor de Arte-final, como já mencionamos aqui, o pagamento é aprovado imediatamente. Isso significa que não é preciso esperar a compensação bancária da modalidade de pagamento escolhida (em algumas modalidades podendo chegar até 72 horas) para que seu pedido entre em produção e, consequentemente, você recebe seus produtos muito mais rápido!

Leia também no blog da Paulista: 7 coisas que você precisa começar a fazer para ser um revendedor gráfico bem-sucedido

Ok, mas… Como exportar meu arquivo em PDF/X-1a?

Para ajudar você a exportar seus arquivos em PDF/X-1a, criamos tutoriais passo a passo em texto e vídeo. Se preferir ver o passo a passo em texto, clique AQUI. Mas se optar por conferir as instruções em vídeo, assista o vídeo abaixo de acordo com o software que você usa.

Qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo e nossa equipe vai responder em menos tempo do que você imagina!

Como exportar PDF/X-1a no Corel Draw?

 Como exportar PDF/X-1a no Illustrator?

 

Como exportar PDF/X-1a no Photoshop?


Como exportar PDF/X-1a no InDesign?

O que é PDF/X-1a e por que usar esse formato em suas artes gráficas?
5 - 8 votos

Tags:,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios