Tipos de papéis e suas características

Você está lá comprando seu produto e vem a questão “papel”… E agora? Qual a diferença entre eles? Por que existem tantas gramaturas diferentes de papéis? OMG…

Calma, que hoje o blog da Paulista vai te ajudar a entender porque há tantos tipos de papéis no mercado gráfico e quais são os mais utilizados para impressão, assim ficará, mais fácil escolher o papel ideal para a sua peça gráfica, levando em consideração as possibilidades de acabamentos disponíveis para cada um.

 Gramatura

Gramatura é o peso em gramas de uma folha de papel de 1 metro quadrado (g/m²), geralmente é confundida com a espessura. Em papéis do mesmo tipo, quanto maior a gramatura, maior a espessura, porém há papéis diferentes que podem ter a mesma gramatura e espessuras diferentes.

Papéis e aplicações 

  • Couchê – 80g/90g/120g/150g/250g/300g
    O papel couchê apresenta uma qualidade maior do que os outros papéis, tudo pelo fato de levar uma camada impermeabilizante que dá brilho e mais vida às cores impressas.
    Ele é bastante procurado para confeccionar cartões de visita, mini cartões, folders, cartazes, revistas e catálogos.
  • PVC – 0,3mm (branco, transparente) – 0,5mm (branco) – 0,76mm (cristal)
    É um material plástico que se destaca pela resistência, durabilidade e também por não exigir alto investimento na impressão. É ideal para cartões fidelidade com tarja magnética e assinatura, ímãs de geladeira, crachás, calendários de bolso e cartões de visita. Para quem gosta de inovar, sugerimos o PVC transparente, basta um pouco de criatividade.
  • Reciclato – 90g/240g
    É feito através da mistura de papel novo com aparas de papel branco (aparas em maior quantidade), sendo assim apresenta uma coloração amarelada e o papel é poroso. É bastante utilizado em cartões de visita por passar a impressão de sustentabilidade.
  • Supremo – 300g
    O papel supremo é bastante resistente e possui a superfície mais lisa do que os outros. Leva um selante em uma das faces para proporcionar brilho e possui a outra face porosa, ideal para escrever a caneta. É basicamente utilizado para cartões de visita, postais, ímãs de geladeira, calendários, pastas, cartões duplo, tags e marcadores de página.
  • Supremo Metalizado – 300g
    O papel mais brilhante de todos é este. Possui a frente do papel metalizada, dando um brilho metálico às impressões. (o verso é branco igual ao supremo). É um diferencial utilizado basicamente nos cartões de visita, tags e marcadores de página.
  • Sulfite – 75g/90g/120g
    É o papel mais comum, utilizado em impressoras e fotocopiadoras. Recebe sulfito de sódio na fabricação, daí o nome sulfite.  É bastante utilizado na impressão de envelopes, receituários, jogos americanos e sacolas.
  • Adesivo – Papel/Perfurado/Vinil
    O adesivo em papel é ideal para superfícies lisas para uma boa aderência sem descolar. O adesivo vinil é mais resistente e não amassa. O adesivo perfurado é utilizado para plotagem de carros, geralmente em campanhas políticas ou alguma divulgação (colado no vidro traseiro)
  • Eletrostático
    O adesivo eletrostático não é feito com cola, é especialmente utilizado em vidros, pois se precisar descolar não deixa resíduos. Aqui nós trabalhamos com os adesivos “troca de óleo.
  • Lona – 340g
    A lona é um material de ótima qualidade e ideal para impressão digital de grandes formatos. Aqui ela é utilizada na impressão de banners, mini-banners, faixas e lonas com tamanhos específicos ou por m².
  • Duplex – 250g
    É mais conhecido como papelão. Possui duas camadas de papel, a primeira é branca, acetinada e lisa e a segunda camada é uma pasta não branqueada, isso explica o fato da cor parda no verso. É procurado para a impressão de folhinhas de calendário.
  • Ímã total
    O ímã total é feito com uma camada de manta magnética no verso, utilizamos para a impressão de ímã de geladeira com ou sem calendário.

A escolha do papel assim como a sua gramatura influência e muito no resultado final do material, por isso analise com calma as opções disponíveis, levando sempre em consideração o objetivo que se pretende atingir com o impresso em questão.

Na Paulista Cartões você encontra diversos tipos de papéis, coberturas e acabamentos para montar o impresso ideal, clique AQUI e confira o nosso mega filtro de produtos, opções incríveis para você montar e personalizar como quiser!

Se você tem sugestões, assuntos ou dúvidas sobre o mundo gráfico, deixe o seu comentário que iremos te ajudar.

Até o próximo post galera 🙂

Tipos de papéis e suas características
5 - 3 votos

Tags:, , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios