10 Dicas Rápidas Para Escrever Melhor.

10 Dicas rápidas para escrever melhor

Todos nós precisamos saber escrever bem. Diariamente precisamos escrever e-mails, memorandos, e até mesmo postando em redes sociais.

E em qualquer um desses veículos você precisa de um texto bem escrito. Textos confusos, com erro de ortografia, informação redundante e etc pegam muito mal.

Por isso o blog da Paulista preparou para você 10 dicas para você não fazer feio no teclado. Confira.

1. Escreva do jeito mais simples

Mies Van Der Rohe, arquiteto alemão da escola Bauhaus, imortalizou a seguinte frase: “Menos é mais”. Você com certeza já a ouviu, certo?

Pois bem, na redação ela é muito importante. Todo esforço em rebuscar um texto é em vão, quanto mais complicado for um texto, menos gente vai captar a mensagem. Escreva fácil, que eles vão ler fácil.

2. Busque sinônimos

Você está repetindo muito uma palavra? Busque um sinônimo, não tenha preguiça linguística! As palavras estão ai para serem usadas!

Buscar enriquecer seu vocabulário também é importante, por isso leia o máximo que puder.

3. Mantenha o ritmo do texto

Imagine um filme: Ele começa instigante, com bons personagens, cenas divertidas e etc. De repente ele vai ficando cada vez mais tedioso, num ritmo cada vez mais lento. Você vai ver até o fim?

O mesmo acontece com textos. Se eles ficam chatos… a sua janela simplesmente vai ser fechada no navegador de quem está lendo.

4. Cuidado especial à lógica textual

Não escreva parágrafos que desdizem o que o anterior acabou de dizer. E também preste atenção a transição entre os parágrafos.

Se não for possível fazer nenhuma conexão de um para o outro, seu texto vai ficar confuso.

5. Leia em voz alta o que você escreveu

Lendo em voz alta você vai perceber o ritmo do seu texto. Além disso você vai conseguir perceber as indesejáveis cacofonias, ou até mesmo rimas que não deveriam estar lá.

6. Parágrafos: começo, meio e fim

Todo parágrafo precisa ter um sentido próprio. Ele é como se fosse uma cena em um filme. Você não vai querer cenas sem pé nem cabeça no meio do filme, certo? Então faça eles terem sentido por si só.

Se todos os parágrafos fazem sentido, não se contradizem e sempre apresentam o próximo, seu texto vai fazer sentido.

7. Evite adjetivos

Quanto mais você adjetiva o seu texto, mais rebuscado e lento ele fica. Sem contar que ele reforça o lado pessoal do texto e, em geral, o que as pessoas buscam em um texto é imparcialidade.

8. Seja direto

Sem rodeios, fale só o necessário.

9. Metáforas

As vezes uma boa metáfora poupa muitas palavras no seu texto. Pois você não precisa ficar voltando e explicando o que já foi dito. Sem contar que uma metáfora muitas vezes marcam na cabeça de quem lê, mais do que argumentação direta.

10. Peça para outra pessoa ler o que você escreveu.

Por fim… por mais que você leia e releia seu texto várias vezes, alguns erros você não vai perceber. É como se os erros fossem invisíveis para quem escreveu. Por isso peça para alguém que ainda não ler dar uma olhada.

Ele vai perceber muita coisa que você nem imaginava.

10 Dicas Rápidas Para Escrever Melhor.
5 - 4 votos

Tags:, ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios