Combinação de cores: aprenda de uma vez por todas a criar harmonias incríveis!

Uma boa combinação de cores é ESSENCIAL em qualquer projeto de Design. Para obter boas combinações, harmonizando ou contrastando-as entre si, é preciso recorrer ao bom e velho círculo cromático.

O que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma representação das cores percebidas pelo olho humano dividida em 12 áreas com diferentes cores, sendo as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias.

Vamos relembrar quais são elas!

As cores primárias são puras, ou seja, aquelas que não se pode obter por meio da mistura de outras cores. São elas: azul, vermelho e amarelo.

As cores secundárias são aquelas obtidas a partir da mistura de duas cores primárias. Elas são: verde (mistura de azul e amarelo), roxo/violeta (mistura de vermelho e azul) e laranja (mistura de amarelo e vermelho).

Já as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primária com uma secundária, por exemplo: amarelo-esverdeado (a partir da união do amarelo e verde) ou vermelho-alaranjado (a partir da união do vermelho e do laranja).

circulo-cromatico

A partir dessas cores, sobretudo adicionando o preto e o branco, pode-se formar inúmeras outras tonalidades.

Harmonia de cores

Para encontrar cores que combinam e aplicar em sua arte, fique à vontade para colocar em prática as harmonias abaixo 🙂

1. Harmonia monocromática

É a harmonia resultante da variação do valor tonal de uma mesma cor. É bastante simples e fácil de aplicar, no entanto não é tão vibrante como outras combinações. Devido a isso, dependendo da forma que for usada, pode causar sensação de monotonia.
A cor principal, na harmonia monocromática, pode ser combinada com cores neutras (preto, branco e tons de marrom e cinza).

harmonia-monocromatica

Harmonia monocromática

2. Harmonia análoga

Combinação de cores a partir de uma cor primária com duas cores vizinhas desta no círculo cromático. Nessa harmonia, uma das cores é a dominante (primária) e as outras são usadas em escala menor.
É uma combinação mais rica do que a monocromática, mas por causa da baixa variação tonal não é muito vibrante.

harmonia-analoga

Harmonia análoga

3. Harmonia complementar

Podendo ser chamada também de harmonia de alto contraste, esta composição é a união de uma cor com outra frontalmente oposta a ela no círculo cromático, e gera um contraste bem interessante, conquistando mais facilmente a atenção do público.

harmonia-complementar

Harmonia complementar

4. Harmonia  triádica

É realizada pela combinação de três cores (uma dominante e duas para detalhes) com distâncias exatamente iguais umas das outras no círculo cromático. É uma interessante proposta de paleta balanceada e com uma variação tonal mais rica, ainda que o contraste não seja tão destacado quanto a harmonia complementar.

harmonia-triadica

Harmonia triádica

5. Harmonia de complemento dividido

Esta combinação acontece a partir da união entre uma cor, no círculo cromático, com as duas tonalidades vizinhas da cor frontalmente oposta a ela. Gera uma paleta rica com contraste menos intenso do que a harmonia complementar.

harmonia-complemento-dividido

Harmonia de complemento dividido

6. Harmonia dupla complementar

Combinação de quatro cores formada a partir da união de dois pares de cores opostos entre si. É uma harmonia, porém é a mais difícil de trabalhar.

harmonia-dupla-complementar

Harmonia dupla complementar

Uma dica que vale para todas as harmonias é evitar o uso de todas as cores com o mesmo peso, deixando uma como dominante e as outras em menor escala para detalhes.

A teoria das cores é extensa e há outras formas de definição de cores, no entanto, com os esquemas acima, é possível escolher combinações corretas, além de conferir se o grupo de cores escolhido para uma aplicação está harmonioso.

Esperamos que tenha gostado. Um abraço e até a próxima!

Leia também: Tipografia: saiba como escolher a fonte ideal para sua arte

Combinação de cores: aprenda de uma vez por todas a criar harmonias incríveis!
4.3 - 9 votos

Tags:, , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios