A evolução do design dos escudo dos times paulistas

O escudo de um time de futebol, junto com o hino, o estádio e a torcida, forma o símbolo máximo do clube. A importância do escudo é incrível, não sendo exagero dizer que é, literalmente, a cara do time!

Apesar de a mudança no escudo ser algo não muito frequente, a fim de manter intacta a história e a tradição que existem por trás dele, vários times de São Paulo já tiveram o design dos seus símbolos alterados várias vezes.

Acompanhe hoje, aqui no blog da Paulista

A evolução do escudo dos tradicionais times do futebol paulista!

Clube Atlético Juventus

O primeiro escudo do Juventus da Mooca era preto e tinha um formato retangular arredondado embaixo e com duas entradas nas laterais. A primeira alteração que sofreu foi para um formato circular, com o J na frente (essa alteração se mantém até hoje). Com exceção da terceira versão – aquela em forma de brasão – todas mantiveram o padrão formato, com pequenas alterações.

escudo-time-CA-Juventus

Sport Clube Corinthians Paulista

Os primeiros símbolos do Corinthians utilizavam em destaque as iniciais do time (C e P), depois foi acrescentada a letra S, seguido de pequenas alterações. Depois disso foi a vez do formato circular, com  a bandeira do estado de São Paulo no centro. Por fim, entrou a cor vermelha e outros detalhes que dão noção de profundidade.

escudo-time-Corinthians-e1380125633657

São Paulo Futebol Clube

O conceito do brasão do São Paulo jamais mudou. Cinco lados, as iniciais do clube em cima e as cores do time em dois triângulos. Mudou um pouco no traçado da linha e na tipografia. Também foram acrescentadas estrelas referentes às conquistas do clube.

escudo-time-São-Paulo

Guarani Futebol Clube

Grandes alterações passaram pelo escudo do Guarani. Praticamente a única coisa que nunca mudada foi a cor verde. Os símbolos variaram entre o formato clássico de escudo e o formato circular. Por fim, o segundo prevaleceu.
Em 2011 foi criado um modelo de escudo comemorativo de 100 anos, adicionando dourado ao brasão.

escudo-time-Guarani-FC

Sociedade Esportiva Palmeiras

Alterações bem interessantes no escudo do Palmeiras. O primeiro símbolo apenas trabalhava com a letra P. Depois foi feito um brasão em vermelho, que foi usado na fase da profissionalização do time, quando ainda se chamava Palestre Itália. Depois o brasão foi assumindo um formato circular e o vermelho foi abolido por completo. Por fim, a letra acabou perdendo um pouco seus adornos.

escudo-time-Palmeiras

Associação Atlética Ponte Preta

Sem grandes mudanças por aqui. A única alteração do brasão da Ponte Preta, ao longo dos anos, foi a largura do escudo. Também foi abolida a palavra “Campinas” embaixo do brasão.

escudo-time-Ponte-Preta

Santos Futebol Clube

Inicialmente em azul, o símbolo do Santos passou por um processo de minimalização entre as décadas de 1910 e 1930. Antes havia uma mapa-múndi colorido, que passou a ser preto e branco. Depois esse mapa foi substituído por apenas o desenho de escudo clássico e as iniciais do time. Ao longo da década  de 30 chegamos ao formato consagrado, que não mudou muito até hoje.

escudo-time-Santos-FC

Associação Portuguesa de Desportos

As cores da Portuguesa (vermelho e verde) sempre dominaram aqui, por motivos óbvios. O brasão da coroa portuguesa, inicialmente se encontrava no centro do design. Muitas alterações, em geral de simplificação, ocorreram até chegarmos na versão atual, do escudo com a cruz.

escudo-time-Portuguesa

E aí? Qual alteração você achou mais interessante? Conta pra gente nos comentários!

Aproveite a qualidade da Paulista e crie bandeiras personalizadas para a torcida do seu time do coração! 😉

A evolução do design dos escudo dos times paulistas
5 - 9 votos

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios