Formato, tamanho e textura
Por |Formato, tamanho e textura
Estas três categorias influenciam o trabalho de qualquer designer, cada uma possui distintas particularidades e são complementares para o desenvolvimento dos projetos.
Formato é possivelmente à primeira característica observada. Seu significado consiste em ser a dimensão de um objeto qualquer, sua largura ou comprimento. Pode ser dividido em três principais tipos; o círculo, quadrado e o triângulo. Um círculo tem seu sentido alterado dependendo da posição na qual está empregado. Eles promovem dinamismo ao projeto. Detalhando as funcionalidades de um quadrado; ele possui todos os seus lados iguais o que determina sua estabilidade. E os triângulos possuem pontas que podem delimitar o sentido da visão, mesmo que não sejam aplicados para esta função.
O tamanho pode ser interpretado como volume, grandeza, espaço que determinado objeto ocupa. O primeiro significado que essa palavra representa para muitas pessoas é a noção de grande ou pequeno. Mas, é importante ressaltar que só temos essa ideia através de comparações com outros objetos ou pessoas. Normalmente para cada projeto gráfico, já existem limitações de tamanhos, vários padrões são estabelecidos, e cada pessoa apenas escolhe o modelo do seu interesse. Ou ainda desenvolve um tamanho específico para o produto que deseja criar e reproduzir.
Em algumas situações inovar nos padrões estabelecidos permite que seu trabalho se torne um grande diferencial no mercado, só não exagere para deixar o produto sem funcionalidade. Uma consideração deve ser feita sobre o local onde o trabalho vai ficar, ou ser distribuído. Um trabalho pequeno precisa de uma confecção de qualidade superior. Pois, estes trabalhos ficam próximos dos olhos para uma melhor visualização, assim eventuais erros ficam muito perceptíveis. Situação contrária a trabalhos de tamanho grande. Eles não ficam próximos dos olhos, dessa maneira erros não ficam fáceis de ser identificados.
Na textura seu significado é associado ao toque, àquilo que foi feito para sentir. Pode relacionar-se também com o visual do seu plano. Quando bem empregada reforça a mensagem do que você precisa que os outros entendam. Mas também pode passar a compreensão contrária da que você deseja. Em muitos casos isso é feito de maneira proposital, para aumentar a curiosidade e publicidade do trabalho. É necessário ter conhecimento de todas as informações antes de configurar o produto, assim qualquer produção é feita de maneira mais fácil e rápida. O tipo de papel usado para a confecção do produto afeta o resultado final. Um papel brilhante reflete a escrita, figuras e tinta de jeito diferente do que um papel fosco, ou um papel acetinado. Tradicionalmente texturas maiores reforçam a ideia de agressão, e as mais finas costumam ser delicadas. Mas, isso não é uma regra, ou seja, pode ser encontrada qualquer textura configurada de jeito diferente. Em muitos casos, a textura atua simplesmente como complemento à imagem.
Um ótimo trabalho para você.