Mockup, para que serve?

Pra que serve o mock up

Alguma vez você preparou a arte de um produto e acha que, visualmente, ele parece pobre? Como se faltasse algo? E isso que falta não parece estar na arte, e sim no que acompanha ela? Como se faltasse um fundo, ou então uma ambientação para o produto? O que te falta é um mockup!

Antes de você entender o que é um Mockup, primeiro você deve entender o que é um protótipo: Protótipo é algo que é feito, principalmente na engenharia, para testar um produto antes de o realizar para fins comerciais.

Então, antes de sair produzindo um avião, por exemplo, era produzido um protótipo desse avião. Existe uma máxima no mundo da engenharia que diz o seguinte: “O mesmo problema que foi resolvido no pátio, com uma marreta, podia ter sido resolvido com uma borracha, na mesa de desenho.”

Por isso se fazem protótipos, eles pegam todas as partes de um projeto, e reproduzem a situação na fase de testes, para evitar problemas.

As etapas de um protótipo eram: Draft, Mockup, Wireframe e Protótipo. O Draft era o desenho do design da peça, mockup era a peça desenhada dentro de um contexto, wireframe era a modelagem dessa peça montada, em 3d, e por fim o Protótipo era a construção de uma primeira versão dessa peça.

Pois bem, para a engenharia, mockup era o desenho de uma peça dentro de um contexto. Por exemplo, você ia fazer uma peça de um relógio, e ai desenha essa peça já estabelecendo contato com as outras peças do mecanismo.

O design emprestou esse conceito da engenharia, e deu uma nova significação. Mockup deixou de ser apenas uma fase para a produção de um material, mas virou uma maneira de se vender a estética de uma peça.

Imagine, por exemplo, que você desenhou um belo de um cartão de visita para um cliente, e você quer colocar isso no seu portfólio. Existem três opções: Ou você usa apenas a versão digitalizada, chapada, sem passar a menor ideia de usabilidade ou dimensão; você pede para o cliente tirar uma foto, temendo a qualidade da imagem e da iluminação da foto, podendo deixar um trabalho brilhante parecer algo mal feito; ou você pode fazer um Mockup!

O Mockup você vai pegar a arte do cartão e vai colocar isso em uma outra imagem, já feita, que simula uma situação prática para esse produto. O que vai acontecer é que o seu cartão vai aparecer útil, vai passar a noção da dimensão.

Agora que você já sabe o que é um Mockup, espera só o post aqui da Paulista, na quinta feira. Nós vamos te ensinar exatamente como fazer isso.

Até lá!

Mockup, para que serve?
5 - 4 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios