O Ciclo de Vida da Embalagem
Por |Agora que você já conhece a importância das embalagens para o marketing, vamos conversar um pouco mais sobre os processos que uma embalagem passa, de sua concepção até o tratamento dela enquanto resíduo, depois de que seu produto já foi consumido.
Concepção da embalagem
Toda embalagem nasce de sua necessidade, ou seja, de seu produto. A partir do momento que uma indústria ou comercio tem um produto, precisa de um recipiente para comercializá-lo.
A partir desta necessidade, se constrói um projeto do marketing, para que estar embalagem, além de suas questões práticas, venda o produto.
O projeto então cai na mão de um designer, que vai desenhar a embalagem.
Produção da embalagem
Nesta fase entram as pessoas responsáveis de pegar o projeto idealizado pelo marketing, e desenhado pelos designers, e de fato produzi-lo, utilizando os materiais que o produto necessita.
Processos químicos são usados para testar as embalagens, a fim de se ter certeza de que a embalagem será resistente o bastante do produto.
Enchimento
Depois que o projeto já foi produzido, é hora de inserir os materiais dentro da embalagem. Este processo é extremamente complexo, pois qualquer falha vai gerar problemas só detectáveis pelo cliente, quando já não há como se testar.
Qualquer falha aqui trará muitos problemas a imagem de sua empresa.
Transporte e distribuição
O transporte e a distribuição é a fase na qual ocorre a comercialização do produto, e a embalagem é julgada por seus atributos visuais.
Nesta fase é possível quanto valeu a pena o investimento em estratégia de marketing e design.
Consumo de produto
Aqui é o contato direto do seu cliente com o produto e também com a embalagem. Essa é a fase na qual sua embalagem é testada em seus atributos estruturais.
Os problemas ocorridos na fase de enchimento, aqui serão descobertos.
Recolha de resíduos
Depois do produto ser consumido, a embalagem é dispensada pelo cliente. Cada vez mais, as pessoas tem se importado em separar o lixo do lixo reciclável.
Em termos de embalagem, quase tudo é reciclado. O que nos leva ao nono ponto do ciclo da embalagem.
Tratamento do resíduos
Se a embalagem for, corretamente, dispensada em meio a outros lixos recicláveis, ela vai passar pelo seguinte processo: lavagem ; trituração da lata, remoção de pintura, derretimento, fundição do alumínio.
Depois disso, todos os materiais são reciclados, e podem voltar à primeira etapa do ciclo da embalagem. E outro produto poderá ser embalado com o mesmo recurso natural.