O Ciclo de Vida da Embalagem

O_ciclo_de_vida_da_embalagem04

Agora que você já conhece a importância das embalagens para o marketing, vamos conversar um pouco mais sobre os processos que uma embalagem passa, de sua concepção até o tratamento dela enquanto resíduo, depois de que seu produto já foi consumido.

Concepção da embalagem

Toda embalagem nasce de sua necessidade, ou seja, de seu produto. A partir do momento que uma indústria ou comercio tem um produto, precisa de um recipiente para comercializá-lo.

A partir desta necessidade, se constrói um projeto do marketing, para que estar embalagem, além de suas questões práticas, venda o produto.

O projeto então cai na mão de um designer, que vai desenhar a embalagem.

Produção da embalagem

Nesta fase entram as pessoas responsáveis de pegar o projeto idealizado pelo marketing, e desenhado pelos designers, e de fato produzi-lo, utilizando os materiais que o produto necessita.

Processos químicos são usados para testar as embalagens, a fim de se ter certeza de que a embalagem será resistente o bastante do produto.

Enchimento

Depois que o projeto já foi produzido, é hora de inserir os materiais dentro da embalagem. Este processo é extremamente complexo, pois qualquer falha vai gerar problemas só detectáveis pelo cliente, quando já não há como se testar.

Qualquer falha aqui trará muitos problemas a imagem de sua empresa.

Transporte e distribuição

O transporte e a distribuição é a fase na qual ocorre a comercialização do produto, e a embalagem é julgada por seus atributos visuais.

Nesta fase é possível quanto valeu a pena o investimento em estratégia de marketing e design.

Consumo de produto

Aqui é o contato direto do seu cliente com o produto e também com a embalagem. Essa é a fase na qual sua embalagem é testada em seus atributos estruturais.

Os problemas ocorridos na fase de enchimento, aqui serão descobertos.

Recolha de resíduos

Depois do produto ser consumido, a embalagem é dispensada pelo cliente. Cada vez mais, as pessoas tem se importado em separar o lixo do lixo reciclável.

Em termos de embalagem, quase tudo é reciclado. O que nos leva ao nono ponto do ciclo da embalagem.

Tratamento do resíduos

Se a embalagem for, corretamente, dispensada em meio a outros lixos recicláveis, ela vai passar pelo seguinte processo: lavagem ; trituração da lata, remoção de pintura, derretimento, fundição do alumínio.

Depois disso, todos os materiais são reciclados, e podem voltar à primeira etapa do ciclo da embalagem. E outro produto poderá ser embalado com o mesmo recurso natural.

O Ciclo de Vida da Embalagem
5 - 3 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios