Os Cartazes da Segunda Guerra Mundial
Por |As campanhas publicitária nem sempre vendem um produto. As vezes o que é vendido é uma causa. Não é um projeto que busca o lucro, e sim o desenvolvimento social. Um dos exemplos a respeito disso são os cartazes produzidos durante a segunda guerra mundial.
Durante a guerra, muitas campanhas publicitárias foram feitas, não só para encorajar o alistamento, mas também para trazer financiadores para o suporte dos aliados.
Sobre o assunto, Robert Fleming, curador do Museu Nacional do Exército Inglês, disse : “Os cartazes mostram que todos fizeram um esforço em mandar a seguinte mensagem para população: ‘ Você pode vencer Hitler, e fazer a diferença enquanto indivíduo'”.
Imagens fortes, coloridas, com design básico, paleta em duas cores, influenciados pela art deco, complementadas com uma mensagem simples.
“As campanhas expandiram a noção de pertencimento e patriotismo com uma poderosa e colorida simbologia, tal como a bandeira do Reino Unido – os cartazes foram da arte para uma ciência psicológica.” ele disse.
Outros cartazes tinham como objetivo demonizar o inimigo, espelhando e barrando a propaganda Alemã. “Elas buscam trazer tudo de desumano que as tropas nazista andavam fazendo na Europa Ocupada”.
Confira alguns cartazes.
- “Se Junte ao ATS. Busque o centro de recrutamento mais próximo”
- “Salve o Soldade. Salve Mais. Envie mais”
- “Tenha orgulho em ser um verdadeiro Guerreiro.”
- “As nações da Commonwealth Britânica juntas”
- “Vamos juntos para a frente!”
- “Fique calmo e continue em frente.”
Os exemplos de marketing social, ou até mesmo propaganda, são inúmeros. Você conhece alguma causa que foi bem vendida através da publicidade? Comenta aqui embaixo!

Revendedor gráfico: como inovar na revenda de materiais gráficos?
