Principais movimentos de arte inspirando impressos gráficos!

Você lembra as suas aulas de história da arte na escola? Ou então, você é um conhecedor de artes e movimentos culturais? No post de hoje vamos te apresentar ideias de como utilizar as principais referências dos movimentos artísticos em seus impressos gráficos.


1) Expressionismo: é um movimento que surgiu com os artistas Ensor e o pintor norueguês Munch, autor da obra O Grito, em 1893. O movimento retratava o lado pessimista da vida, a angústia existencial. Reflete muito as emoções do autor. Aplique em seus impressos com cores sérias, pessoas com expressões distintas. 

expressionismoexpre 1

expre 2
2) Fauvismo: surgiu no início do século XX. As obras valorizam as cores sendo usadas com muita intensidade. Formas simplificadas e temas leves demonstravam emoções e alegria pela vida. Use em seus impressos com cores alegres e bem vivas, abuse do vermelho, azul e amarelo.

fauvismofau 1

Fauvismo 2Cartaz_
3) Cubismo: o movimento teve início em 1907, quando o artista Pablo Picasso havia pintado seu quadro “As Senhoritas de Avignon”. Que representou o começo do movimento no mundo. As obras do movimento representam uma expressão das ideias. As imagens podem ser observadas em diferentes pontos de vista, além de serem repletas de formas geométricas, natureza morta e retratos. Aplique em seus impressos cores mais neutras e muitas formas geométricas. 

cubismocubismo1

cubismo 2
4) Futurismo: movimento que teve início em 20 de fevereiro de 1909, através da publicação do movimento futurista do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. As obras são marcadas por cores vivas e contrastes além da sobreposição das imagens dando ideia de movimento. Faça seu material ter ideia de movimento, aplique formatos diferentes ou até mesmo degradês. 

futurismo(1)futurismo 1

futurismo
5) Surrealismo: com origem no século XX, em Paris. O movimento foi reflexo das teses de Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e do período político indefinido da década de 20. As obras retratavam ideias de sonhos, a vulnerabilidade humana e a falta de controle pela vida e ações. Seu principal representante foi Salvador Dali. Aplique formas abstratas, desenhos e cores mais sérias, como, por exemplo, o preto e o amarelo escuro.

surrealismopaulista_caderno_a5_thumb


Agora que você relembrou ou conheceu os principais movimentos artísticos das artes no mundo, inspire-se neles para criar materiais como as nossas sugestões.
Curtiu? Aguardamos o seu comentário e até o próximo post.
Renata
Social Mídia Gráfica Paulista Cartões.

Principais movimentos de arte inspirando impressos gráficos!
4.7 - 3 votos

Tags:, , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios