São Paulo. Capital da Arte Gráfica
Por |São Paulo é uma cidade muito visual. Tal como as grandes capitais, além de um clima particular, ela tem uma imagética muito forte, e muito do que nos vem a cabeça é graças ao trabalho dos milhares grandes artistas gráficos paulistas: grupo que se separa pintores, artistas de rua e também os produtores de material gráfica de meio publicitário.
A história artista brasileira teve em São Paulo seu maior nicho de artistas, de São Paulo saiu o mais acontecimento cultural da história de nosso país: A Semana de Arte Moderna de 1922.
A partir da Semana de Arte Moderna de 22, os principais nomes da literatura, música e também mundo das artes gráficas, no caso a pintura.
Ainda no processo histórico, porém mais voltado ao universo da impressão em larga escala, foi de São Paulo que surgiu uma dos principais centros de impressão em larga escala de nosso país: A Gráfica do Jornal de São Paulo, que mais tarde seria chamado de Folha de São Paulo.
Mais para os dias de hoje podemos falar que em São Paulo se encontram os maiores nomes da arte de rua, modalidade artística de grande relevância no panorama da cultura.
Mas ai você pode se perguntar: e onde entra eu, o designer gráfico de cunho comercial: você é um dos principais responsáveis pela cara que São Paulo tem hoje, através de sua visão de mundo e seu trabalho.
São Paulo é uma das capitais com o maior fluxo de panfletagem do mundo. A quantidade de papel distribuída todos os dias, supera as vezes a somatória completa de alguns estados brasileiros. Em São Paulo, nunca se para de distribuir folders e flyers.
Por isso, lembre-se: Você está em um dos principais centros mundiais da sua vocação, Seja no meio artístico ou de produção comercial você precisa se lembrar que você está no lugar certo!