Sete passos importantes para abrir um negócio com baixo investimento

Sete passos importantes - capa

Quanto é preciso para abrir um negócio? Antigamente, a resposta seria “Muito Dinheiro”. Hoje em dia já é possível abrir uma empresa com bem menos. Algumas pessoas, conseguem abrir negócios com apenas mil reais. Para isto, entretanto, é importante tomar alguns cuidados importantes. Confira 7 dicas para melhor empreender com baixo investimento.

Questione sua ideia

Você teve uma boa ideia? Ótimo, agora está na hora de você questionar essa ideia. Tem espaço, tem mercado, eu tenho recursos? Você precisa estudar o seu planejamento, levantar dados, informações e custos.

Sobre custos, dado o fato de que você não tem muito para investir, você precisa saber tudo que vai precisar gastar, para assim ter uma melhor noção do quanto precisa economizar.

Por fim, é preciso saber se você realmente quer abrir esse negócio. As vezes, outra ideia melhor está por vir. Fique esperto a isso.

Busque conselhos

Você precisa de alguém para escutar o que você tem a dizer, para lhe entregar uma bela e honesta opinião.

Como todo herói, você precisa de um mentor, alguém para ajudar a organizar a maneira de você ver seu futuro negócios. Você precisa receber críticas, precisa ser questionado.

Fuja de familiares e amigos. Você precisa conversar com empreendedores e pessoas ligadas ao ramo que você escolheu trabalhar.

Pense no seu cliente 24 horas por dia.

É necessário total enfoque no seu cliente. Um grande problema de alguns empresários, é pensar o produto e a empresa a partir de si. Não você precisa pensar em quer vai sustentar o seu negócio.

Por isso se imagine como cliente. Por exemplo, se você tem um e-commerce, entre em sua loja virtual, e pense se todos os vão achar o site fácil de usar, ou apenas você acha isso, pois foi você que desenhou o site.

Pense também em quanto esse cliente pode pagar.

Retorne dinheiro à empresa.

Saiba: abrir um negócio é pensar a longo prazo. Você vai investir dinheiro agora, mas só deve pensar em lucro lá na frente. Por isso, no inicio, você precisa retornar o lucro da empresa para a empresa. Investir mais.

Se você continuar investir em produtos, qualidade, marketing e etc, você com certeza vai ter lucro. Lá na frente, mas vai ter.

Prospecção de clientes.

Volto a dizer, é fundamental pensar em clientes. Não adianta você ter o melhor produto do seu nicho, se você não tem clientes. Pense nos clientes antes.

Nada é mais frustrante do que desenvolver todo um trabalho para uma empresa, e amargar os primeiros anos apenas correndo atrás de clientes.

Pense marketing quanto antes

Justamente por conta do último tópico, é fundamental pensar o marketing ainda na fase do plano de negócios.

Quando você chegar ao conceito da empresa, e do que ele venderá, já deve se questionar como ela vai vender seus produtos.

Marketing necessita investimento de tempo e capital. Estude para melhor empregar esses dois recursos.

Encontre um sócio

Está é uma das parte mais complicadas. Existem negócios que podem ser tocados apenas por uma pessoa, mas são raros. Normalmente será necessário alguém pra dividir responsabilidades.

Busque alguém responsável, e que tenha habilidades que complementem as suas. Buscar um espelho seu não vai ajudar.

Mas alguém completamente diferente, que vá fazer de toda reunião uma guerra, talvez não seja o caminho também. Você precisa de uma pessoa complementar, para te ajudar.

Sete passos importantes para abrir um negócio com baixo investimento
5 - 3 votos

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios