Blog Gráfica Paulista

Tutorial Impressão Metalizada

Chega de dúvidas para criar sua arte de materiais metalizados! Acompanhe nossas dicas neste tutorial de impressão metalizada para criar produtos com brilho metálico de forma correta e com facilidade !

Como acontece o efeito metalizado?

1) Impressão metalizada é feita em policromia Off-Set, e o efeito metálico acontece devido ao papel metalizado que apresenta uma laminação com este efeito na frente, e com o verso igual ao papel supremo (não metalizado).

2) Para enviar sua arte, deixe-a separada por páginas dentro do arquivo, nomeado o que é a frente, o verso e o calço(máscara metalizada).

3) Envie seu arquivo em um dos formatos: CorelDraw, JPG ou PDF, e utilize somente as cores da paleta CMKY.

4) O calço é uma impressão na cor branca, que é aplicada diretamente sobre o papel metalizado. É utilizado para criar uma base branca no papel, antes de receber a impressão da arte CMYK. Nas áreas em que for aplicado o calço, a superfície metálica do papel é coberta, fazendo com que o brilho metálico NÃO apareça.

5) As áreas que receberão o calço deverão ser marcadas apenas na cor preta (C:0, M:0, Y:0, K:100) em uma página ou arquivo separado, chamado de máscara metalizada. Ao utilizar o calço você retira o efeito de alguns lugares, e valoriza outras áreas que permanecem com o brilho metálico.

6) Caso você deseje utilizar a cor preta na sua arte, é necessário o uso da retícula. Informamos que a cobertura em 100% preta não permite que o papel apareça. Assim, o brilho da mídia metálica também não irá aparecer. Em coberturas menores, o papel aparece mais, e com isso, maior é o efeito metálico.

Vale lembrar ainda, que as cores no papel metalizado podem sofrer alteração devido ao brilho proporcionado, não obtendo o mesmo resultado que no papel supremo, por exemplo. Áreas com o calço branco não apresentam essa maior possibilidade de variação.

Agora, com as dicas do tutorial de impressão metalizada ficou fácil não? Qualquer dúvida escreva para a gente.

Tutorial Impressão Metalizada
5 - 5 votos