5 estratégias para sair da crise financeira

Os tempos são difíceis para muitos empresários, com a crise financeira que abala o Brasil várias empresas estão fechando as portas por não saber o que fazer nessa época de turbulência. É preciso pensar e elaborar estratégias para conseguir ter algum lucro, até a economia se estabilizar.

O blog da Paulista Cartões listou cinco estratégias que você pode adotar e sair da crise.

1- Encontre o que preocupa

Veja o que está errado no negócio, observe o fluxo de caixa, veja o que está afetando a empresa. Faça uma planilha com todos os gastos, para ver para onde o dinheiro está indo, e veja se as vendas correspondem ao esperado. Essa é uma dica para sempre fazer na empresa, não apenas em uma crise.

2-Domine as finanças

O empreendedor deve, além de conhecer bem os números, interpretá-los. Você deve cuidar das finanças da empresa. Se for o sócio ou destinado a terceiros, esteja a par do que acontece, como funciona, e tente aprender esse processo, pois é do seu dinheiro que estamos falando. Faça um acompanhamento diário.

3- Aperfeiçoe processos

Nessa época de dificuldade econômica aperfeiçoar os processos é uma das maneiras de reduzir custo. Pois, otimizando os métodos você pode reduzir tempo, as rotinas administrativas e outros procedimentos. Estes que fazem a diferença na hora de produzir e geram custos, que podem ser reduzidos sem prejudicar outras áreas.

4-Revise todos os produtos e serviços

Alguns produtos são mais vendidos que outros, o que pode ser prejudicial em tempo de crise, pois podem ficar no estoque guardado e não serão comprados. Faça uma revisão em todos os produtos que possui e divulgue para vender mais esses materiais e aumentar o ticket médio da empresa.

A Gráfica Paulista, por exemplo, reduziu todos os preços dos cartões de visita, proporcionando aos clientes uma maior margem de lucro.

5- Não se desespere

É difícil acreditar que existe alguma saída, mas é preciso ter calma. Se você está fazendo de tudo para sair da crise, você está no caminho certo. As coisas podem demorar, pois a crise afeta o Brasil inteiro, e isso vai longe, então é preciso esperar e verá que uma hora o retorno vem.

Comece a praticar essas estratégias e verá como seu negócio ficará melhor e terá mais força para enfrentar a crise, que pelo que parece, irá durar mais algum tempo.

5 estratégias para sair da crise financeira
5 - 4 votos

Tags:, , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios