Erros comuns que empresários cometem ao abrir uma empresa
Por |5 erros comuns que empresários cometem ao abrir uma empresa
Algumas empresas fecham as portas em pouco tempo, muitas vezes, por cometerem erros na hora de abrir o negócio. A Gráfica Paulista separou alguns erros comuns que empresários cometem quando vão começar uma empresa.
- Falta de planejamento
A principal forma de começar uma empresa é fazer um planejamento, pois quando não se pensa nisso as chances de não ter o resultado esperado é maior. É a partir desse planejamento que o empresário irá desenvolver todas as estratégias da empresa, e saber se está indo como o esperado. Por isso é preciso investir no planejamento.
- Não conhecer o mercado
Conhecer o mercado em que vai atuar é essencial para saber como deve começar a empresa, é necessário que isso esteja definido no plano de negócios. Não tendo isso definido impede que o empresário conheça oportunidades e problemas que venha a ter. É preciso saber quem são os concorrentes, quais produtos oferecem, e ver qual o diferencial.
- Não saber quem são os clientes
Quando se faz um estudo demográfico para conhecer o consumidor é possível saber algumas características como sexo, idade, poder aquisitivo, costumes, entre outras. Não ter um foco definido de cliente pode ser prejudicial para a empresa, pois não terá o público definido. Assim, é importante que o empresário saiba fazer esse estudo e saiba quem serão os consumidores.
- Fazer planejamentos inexistentes ou precários
Para qualquer empresa é essencial que o empreendedor faça o controle das finanças, por isso é preciso que faça um planejamento adequado. Ter uma estratégia insuficiente pode gerar muitos prejuízos na empresa. Usar dinheiro do próprio bolso para pagar contas da empresa pode acabar gerando mais gastos.
- Não ter um diferencial
A empresa precisa ter um diferencial, aquilo que se destaque dos concorrentes, que seja diferente e que seja útil para o cliente. É preciso pensar naquela característica diferente que o negócio terá. Sem um diferencial não há novidade e nada que chame a atenção dos consumidores.
Se você está pensando em abrir uma empresa evite esses erros, as chances de ter sucesso são muito maiores. Faça um planejamento, verifique se o capital é suficiente, descubra como é o concorrente. O lucro não é imediato, dependerá muito da lucratividade que a empresa tem no início.
Tags:consumidores, estratégia, lucro, planejamento, plano de negócio