O que é tecnologia da informação?

O que é Tecnologia da Informação

Saiba o que é, e como é o profissional dessa área

 

Atualmente as empresas sentem necessidade em armazenar as informações em bancos de dados, para que seja compartilhado com todos da empresa. Por isso, ter a área de tecnologia da informação ou TI é importante, pois são profissionais dessa área que irão desenvolver e programar esse material.

A tecnologia da informação pode ser definida como uma área de atuação em que os profissionais, com recursos computacionais, permitem a produção, a segurança, o armazenamento, a transmissão, o uso e o acesso às informações. São usados softwares para solução de problemas na área e também no desenvolvimento de atividades.

Uma empresa que resolve ter esse setor verá como é vantajoso, pois muito dos programas desenvolvidos reduzem o custo com a mão de obra, e também melhora o fluxo de informações e produtividade de processos da empresa. Aperfeiçoa também a prestação de serviços aos clientes, melhora a comunicação entre colaborados, entre outros benefícios que a tecnologia é capaz de proporcionar.

Os profissionais dessa área, geralmente, tem muito conhecimento na profissão, sabem tudo de tecnologia, tem uma boa comunicação e relacionamento com todos da empresa, estão abertos a mudanças, pois é uma área muda com frequência. Também tem o poder de decisão e sempre procuram inovar. Ser fluente em inglês ou falar outra língua também é um diferencial para a carreira.

O profissional de TI pode atuar em várias áreas como programação, de web e desktop, web designer, analista de sistema e redes, administrador de sistemas operacionais, analista de suporte, segurança digital, marketing digital, entre outras. Também para os interessados em montar e desmontar aparelhos você pode atuar na área de suporte ou em rede de computadores. São muitas opções que esse profissional tem no mercado de trabalho.

Hoje no Brasil essa área cresce a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas, e ainda há 50 mil vagas disponíveis para esse profissional. E a expectativa é que aumente ainda mais esse número nos próximos anos.

Esse profissional está crescendo no mercado e surgem vagas  todo tempo para uma pessoa qualificada, que esteja disposta a aprender e que goste do faz. A tecnologia está ai para ser usada, basta aproveitar essa nova era e começar a programar.

O que é tecnologia da informação?
5 - 4 votos

Tags:, , , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios