Respondemos as principais dúvidas de clientes da Gráfica Paulista

Separamos as dúvidas mais recorrentes que nossa equipe de atendimento recebe sobre a gráfica e preparamos este post para que você tenha suas dúvidas respondidas com mais agilidade.

Neste texto você vai ficar sabendo:

  • Como são contados os prazos de produção e transporte?
  • O que é e como fazer “pé com pé?”
  • Qual é o melhor navegador para enviar arquivos?
  • Pode haver variação no número de itens de um produto?

Vamos lá? Pegue um papel, uma caneta e anote o que for preciso!

1. Como são contados os prazos de produção e transporte na Gráfica Paulista?             

Os prazos de produção são indicados na página específica do produto a ser adquirido, na loja virtual da Gráfica Paulista. Mas, mesmo que o prazo indicado seja extremamente curto (1 dia útil, por exemplo) o produto pode demorar mais para ficar pronto, porque há mais dois itens que afetam diretamente o período de produção: o prazo de compensação financeira e o prazo de análise de arquivos.      

O prazo de compensação financeira ocorre nas seguintes formas de pagamento: boleto, transferência ou depósito bancário. Cada operação tem um período próprio para compensação:

  • Depósito bancário: até 72h úteis (envelope) ou 3 horas para depósito na boca do caixa.
  • Boleto bancário: de 30 minutos a 72h úteis.
  • Transferência bancária: até 3 horas (mesmo banco) / até 72 horas (DOC)  / até 3 horas úteis (TED).

As formas de pagamento que não passam por período de compensação financeira são: cartão de crédito e créditos pré-pagos. Utilize essas opções para agilizar a produção dos seus pedidos!

Já o prazo de análise dos arquivos corresponde ao período que nossa equipe de consultores de Arte-Final utiliza para analisar se os arquivos enviados estão prontos para impressão. Nessa etapa, caso seja identificado algum problema na arte enviada pelo cliente que comprometa a qualidade final da impressão, os consultores irão entrar em contato com o cliente para que o problema seja corrigido e o arquivo, reenviado.

Mantenha seus dados de cadastro sempre atualizados para que nossos consultores possam entrar em contato mais facilmente quando houver algum problema na arte enviada.

Essa análise acontece somente quando os arquivos são enviados em JPG e CDR. Caso precise produzir seus materiais com mais agilidade, envie os arquivos em PDF/X-1a. Dessa forma os arquivos vão direto para a produção e não passam pelo setor de Arte-Final.

Depois de enviados para a produção, os pedidos vão para o setor de Transporte. O prazo de entrega varia conforme a modalidade de entrega escolhida pelo cliente durante o processo de compra. Sempre que precisar de um prazo de entrega mais curto opte pela modalidade de entrega Sedex, opção de entrega mais rápida disponível em nossa loja.

2. O que é e como fazer pé com pé?

O famoso “pé com pé” corresponde ao processo que é feito durante o fechamento do arquivo para evitar problemas relacionados à orientação da frente e do verso durante o processo de impressão. Em outras palavras, o pé com pé evita que um dos lados do material fique de ponta-cabeça.

Chama-se de “pé” a parte debaixo do arquivo, isto é, a base.

Retrato: Quando se trabalha com arquivos que serão impressos de modo vertical (retrato), para que a orientação dos lados fique da forma correta é preciso que os pés estejam encaixados, ou seja, a frente do material deve ter sua base encaixada com a base do verso. Com as bases encaixadas, o resultado será este:               

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Paisagem: Por outro lado, no formato paisagem (horizontal) é preciso colocar a frente e o verso lado a lado. Fica assim:                
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ATENÇÃO: Os arquivos, tanto da frente como do verso, devem ser enviados separadamente na orientação.

3. Qual é o melhor navegador para enviar arquivos?   

Para utilizar a loja virtual da Gráfica Paulista e enviar seus arquivos, indicamos o navegador Mozilla Firefox.

4. Pode haver variação na quantidade de um produto?   

Em produção gráfica é normal que haja pequenas variações entre a quantidade exata contratada e a quantidade entregue ao cliente.

Por exemplo: ao adquirir 1.000 cartões de visita, é possível que o cliente receba mais do que a quantidade contratada (limite de 1.100 unidades) ou uma quantidade ligeiramente menor (limite de 900), ambos obedecendo o limite de 10% a mais ou a menos.
Nesses casos a Gráfica Paulista fica isenta de responsabilidade.

Caso tenha alguma dúvida que não abordamos aqui, deixe nos comentários e logo iremos responder!

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