Oito formas de fazer o seu cliente pagar mais rápido

Oito formas de fazer o seu cliente pagar mais rápido

Quem trabalha com freelancer tem um grande problema: o pagamento. Tem sempre aqueles clientes mais enrolados, que demoram muito para pagar e às vezes até parcelam. Muitos não entendem que você trabalha como forma de sustento e não por brincadeira.

O pessoal da Escola Freelancer ensina oito formas de diminuir esse problema. Essas são apenas dicas para amenizar o problema, resolve-lo completamente é algo impossível.

Indique uma data para receber: o fim do projeto é uma boa data para receber? Eis a dúvida de muitos, por que, normalmente, quem define o fim do projeto é você e não tem uma data certa para isso acontecer.

O que pode ocorrer é você não conseguir cumprir o prazo estipulado e demorar muito mais para essa conclusão ou afirmar de um dia para o outro que o projeto está concluído e que você precisa receber o pagamento, pode deixar o cliente sem reação. E se ele não tiver dinheiro disponível nessa data?

Para que você não fique na mão o melhor a ser feito é escolher uma data para a entrega do projeto e para o pagamento, evitando assim aborrecimentos futuros.

Escolha a forma de pagamento: Deve ser algo decidido por você e pelo cliente, para que não haja inconvenientes depois. Às vezes essa questão pode ser um grande empecilho para o fechamento do negócio. Por isso, antes de assinar o contrato, definam a forma de pagamento.

Notas Fiscais: Não basta ser organizado apenas no trabalho, é necessário ser organizado também com a parte burocrática do negócio, como a emissão de notas fiscais. Não deixe que o cliente lhe cobre, ao concluir o projeto já entregue a nota fiscal.

Ofereça incentivos: Oferecer descontos àqueles clientes que pagam em dia é uma ótima forma de você conquista-lo. Se ele pagar tudo no início do projeto esse desconto pode ser melhor ainda. Perder um pouco pode ser uma maneira de você manter a clientela e conquistar novos.

Use o telefone: Enviar apenas e-mails cobrando o seu cliente pode não ter tanto sucesso quanto uma boa conversa ao telefone. Desta maneira você tem um contato direto com o cliente, podendo até negociar.

Use o Paypal: Ele é uma forma boa de receber. Esta é mais uma opção que você pode estar oferecendo a sua clientela. Mesmo não aceitando pagamentos com boleto bancário, o Paypal utiliza o cartão de crédito, sendo mais uma opção de pagamento.

Seja claro: Não deixe brechas, seja o mais claro com o seu cliente. Se você está insatisfeito com algo, mesmo que isso esteja relacionado com atrasos nos pagamentos, seja direto. Não tenha medo de dizer para ele o que pensa ou se considera que ele está sendo pouco profissional consigo.

 Últimas consequências: Essa pode não ser a melhor estratégia, mas você pode estar estipulando uma multa e juros caso o cliente não faça o pagamento no dia estipulado.

Se você fizer essa opção, fique atento para alguns detalhes:

– Faça um contrato especificando que, em caso de atraso no pagamento, serão cobrados juros de X% e multa;

– Mande duas cópias para o seu cliente. Ambas devem ser assinadas e uma delas deve ser enviada novamente para você.

Abaixo tem um modelo de contrato, o qual você pode estar utilizando. No qual você deve apenas acrescentar a questão dos juros.

“Nunca inicie um projeto sem antes receber as cópias assinadas pelo contratante. Estando tudo claramente descrito em contrato ficam mais claras as coisas entre você e o cliente”, explica Luciano Larrosa, autor da Escola Freelancer.

Modelo do Contrato

CONTRATANTE: (Nome do Contratante), com sede em (……………….), na Rua (……………………………………..), nº (…..), bairro (…………..), Cep nº (……………..), no Estado (…..), inscrito no C.N.P.J. sob o nº (……….), e no Cadastro Estadual sob o nº (……), neste ato representado pelo seu diretor (………………), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (………………), e C.P.F. nº (………………….), residente e domiciliado na Rua (………………………………………), nº (….), bairro (…………….), Cep nº (……………….), Cidade (…………….), no Estado (….);

CONTRATADO: (Nome do Contratado), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (………………), C.P.F. nº (…………………..), residente e domiciliado na Rua (…………………………………………..), nº (….), bairro (…………….), Cep nº (……………..), Cidade (…………….), no Estado (…..).

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestação de Serviços Técnicos de Profissional Autônomo, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições de preço, forma e termo de pagamento descritas no presente.

DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. É objeto do presente contrato, prestado ao CONTRATANTE, a prestação de serviços técnicos de natureza (…………….).

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO

Cláusula 2ª. Fica responsável o CONTRATADO por todos os serviços que lhe forem apontados, durante a carga horária contratada, qual seja, de (….) horas diárias.

Cláusula 3ª. O CONTRATADO deverá seguir as normas estabelecidas pela CONTRATANTE, como horário de funcionamento da mesma, quanto à utilização de equipamentos, etc.

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

Cláusula 4ª. A CONTRATANTE se responsabiliza pelo bom funcionamento de equipamentos de apoio ao serviço, como também pela estrutura física de todo o ambiente de trabalho, qual seja, a sede da própria empresa.

Parágrafo único. A CONTRATANTE colocará à disposição do CONTRATADO sua estrutura física, técnica e pessoal, para que este realize os serviços neste instrumento contratado.

DO PAGAMENTO

Cláusula 5ª. Pela prestação dos serviços acertados neste instrumento, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA a quantia mensal de R$ (…..) (Valor expresso), todo dia (……) de cada mês.

Parágrafo único. O não pagamento da quantia acertada na data estabelecida neste instrumento provocará a imediata interrupção da prestação dos serviços.

DA RESCISÃO DO CONTRATO

Cláusula 6ª. O presente instrumento poderá ser rescindido caso qualquer uma das partes descumpra o disposto neste contrato.

Parágrafo primeiro. Caso a CONTRATANTE dê motivo à rescisão do contrato, será obrigada a pagar ao CONTRATADO por inteiro a retribuição vencida, e por metade a que lhe tocaria de então ao termo legal do contrato.

Parágrafo segundo. Caso o CONTRATADO dê motivo à rescisão do contrato, terá direito à retribuição vencida, mas responderá por perdas e danos.

Cláusula 7ª. Na hipótese de o CONTRATADO pedir a rescisão do contrato sem que a outra parte tenha dado motivo, terá direito à retribuição vencida, mas responderá por perdas e danos.

Cláusula 8ª. Na hipótese de a CONTRATANTE pedir a rescisão do contrato sem que a outra parte tenha dado motivo, será obrigada a pagar ao CONTRATADO por inteiro a retribuição vencida, e por metade a que lhe tocaria de então ao termo legal do contrato.

DO PRAZO

Cláusula 9ª. O presente instrumento terá prazo de (…..), passando a valer a partir da assinatura pelas partes.

CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula 10ª. O CONTRATADO não possuirá horário fixo de entrada e saída na empresa, uma vez que não existirá vínculo empregatício.

Cláusula 11ª. É livre ao CONTRATADO prestar serviço a outras pessoas, fora do âmbito deste contrato.

DO FORO

Cláusula 12ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (…………….);

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Representante legal do Contratante)

(Nome e assinatura do Contratado)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

Oito formas de fazer o seu cliente pagar mais rápido
5 - 6 votos

Tags:, , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios