Couchê, Supremo, Reciclato ou Sulfite? Acerte em cheio no tipo de papel!

Acertar na escolha do tipo de papel ideal é o primeiro passo para garantir ótimos resultados em sua impressão. Neste texto vamos mostrar para você quais são os principais tipos de papel para diferentes aplicações, e o que levar em conta na hora de escolher a opção ideal para a sua impressão.

Os principais tipos de papel usados na indústria gráfica são couchê, sulfite, supremo e reciclato. Cada um deles tem características próprias que devem ser consideradas, como gramatura, formas de cobertura /acabamentos, preços e por aí vai. Abaixo você vai conferir as principais informações sobre cada um dos tipos de papeis para obter os resultados que você espera em suas impressões!

Papel couchê

O papel couchê é, com certeza, um dos mais usados na indústria gráfica. Devido à excelente qualidade final de impressão, suas aplicações são variadas, desde cartões de visita a panfletos, cartazes, folders, revistas, entre outros.

No processo de fabricação, o papel couchê recebe uma camada de revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, tornando a superfície do papel lisa e uniforme, o que gera um aspecto visual único.

papel-couche-cartao-de-visita

As principais gramaturas para esse tipo de papel são 80g, 90g, 120g, 150g, 250g e 300g. Geralmente as mais finas (gramatura menor) são usadas para panfletos e folders, e as mais espessas (gramatura maior) para cartão de visita, mini-cartões, postais e pastas.

Para diferenciar sua impressão, o papel couchê permite a aplicação de coberturas, tornando o material diferenciado e original. As coberturas (ou laminações) mais usadas em cartões de visita são “UV Total Frente” (laminação brilhosa somente em um lado do material), “UV Total Frente e verso” (laminação brilhosa nos dois lados), e laminação fosca com verniz localizado. É possível também escolher o formato sem verniz, que é”cru”, sem nenhuma cobertura. Já para panfletos, os formatos mais comuns são cobertura UV frente e verso ou sem cobertura (sem verniz).

cartao-de-visita-com-verniz

Papel Sulfite

O papel sulfite (também conhecido como “apergaminhado”) é um dos papéis mais simples e baratos. Alguns de seus usos mais comuns são em panfletos simples, papéis timbrados, notas fiscais, blocos de notas, recibos, receituários, etc. As gramaturas mais comuns são 75g, 90g, 120g e 150g.
Uma característica importante é que, ao contrário do papel couchê, o sulfite permite escrever nos dois lados. Para esse tipo de papel não há nenhum modo de cobertura/laminação.

papel-sulfute-panfleto

Papel Supremo

O papel supremo é mais resistente do que o papel couchê, mas tem menor brilho. Algumas de suas principais aplicações são cartões de visita, pastas, embalagens, calendários, ímãs e postais.

papel-supremo-calendario

Calendário produzido em Papel Supremo

Com gramaturas mais grossas (geralmente 300g), tem como diferencial a durabilidade e resistência. Um dos lados da impressão em papel supremo é mais lisa, e o outro é poroso (áspero), podendo ser usado para escrever no verso.

papel-supremo-calendario-verso

As formas mais usadas em papel supremo são com cobertura “UV total frente”, ou sem verniz para produtos mais simples.

Além disso, na Gráfica Paulista é possível encontrar uma cobertura metálica, na qual em um dos lados (frente) a superfície tem aparência metalizada e no outro (verso), ela fica porosa / sem brilho.

papel-supremo-metalizado

Papel Reciclato

Queridinho dos clientes antenados em consciência ambiental, o papel reciclato é uma opção ecológica de reaproveitamento de papéis usados mesclados com papéis novos, que pode ser usado como um diferencial da marca, demonstrando aos seus clientes o interesse pela preservação da natureza. É usado em cartões de visitas, agendas, blocos de anotações, cadernos, entre outros. Para o papel reciclato, existe apenas a opção de cobertura em laminação fosca.

papel-reciclato-cartao-de-visita

Confira na imagem abaixo a diferença entre papel Sulfite e Reciclato:

diferença-entre-papel-sulfite-e-papel-reciclato

Leia também no blog da Paulista “Combinação de cores: aprenda de uma vez por todas a criar harmonias incríveis!

Conclusão

A escolha do papel é, portanto, fundamental para conseguir bons resultados em suas impressões. Em um determinado produto, uma opção de papel mais simples pode ser a mais adequada, como no caso de panfletos básicos ou bloco de notas. Já em outras aplicações, um material mais sofisticado e elegante pode ser a alternativa ideal, como por exemplo um cartão de visitas arrojado, que transmita a essência da sua marca, ou um panfleto mais elaborado. Por isso, conhecer bem as características de cada tipo de papel antes de imprimir seu material pode reduzir dores de cabeça, além de gerar ótimos resultados em vendas.

A Gráfica Paulista tem como um dos principais destaques a variedade de opções de papéis, coberturas e acabamentos. Conheça nossos produtos clicando AQUI e garanta impressões com qualidade, rapidez e os melhores preços!

tipo-de-papel

Couchê, Supremo, Reciclato ou Sulfite? Acerte em cheio no tipo de papel!
5 - 3 votos

Tags:, , , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios