Revendedor gráfico: como inovar na revenda de materiais gráficos?
Por |Inovação no mercado gráfico
Durante as tarefas diárias de administrar seu negócio como revendedor gráfico e atender aos clientes, pensando em maneiras e formas de reter os clientes atuais, atrair novos, e manter o caixa da empresa saudável e prosperando, é preciso pensar constantemente em maneiras de inovar nos seus produtos e serviços.
Já que o processo de inovação é necessário em qualquer segmento de mercado para que a marca mantenha a relevância e fique viva na cabeça dos clientes, no mercado gráfico não seria diferente!
Até algum tempo atrás, a grande maioria dos gestores imaginavam que a inovação era necessária somente em momentos de queda nas vendas ou crise econômica, para melhorar resultados ou recuperar as devastadas fatias de mercados.
Mas atualmente já é consenso que a atualização contínua em produtos e serviços e em todos os processos de uma empresa podem trazer resultados incríveis em qualquer situação, não só para fugir de crises, mas para impulsionar o crescimento! –
Mas afinal, como inovar na revenda de materiais gráficos?
_Inovação em produtos
Quando se fala em inovar, pode ser que a primeira coisa que venha à cabeça é criar um novo produto ou serviço, normalmente algo que tenha custo baixo e alta margem de lucro, e que possa revolucionar o mercado, assim como acontece na indústria de tecnologia, com computadores e smartphones de última geração.
Mas como inovar na venda de materiais gráficos, como um folder ou um cartão de visita, por exemplo?
Especificamente em nosso ramo gráfico, você pode caprichar nas opções de coberturas e acabamentos, oferecendo ampla liberdade de personalização para seus clientes.
PS: Você não tem noção do que um acabamento de Corte Especial, por exemplo, é capaz de fazer! 😛
Além disso, colocar à disposição dos clientes produtos diferenciados, como cartão metalizado, acabamento Hot Stamping, produtos em PVC e vários outros.
Mas a inovação não ocorre somente em produtos. Lembre-se de que estamos falando em criar as artes gráficas, produzir um material totalmente exclusivo e entregar ao cliente, ou seja, estamos prestando um serviço, e em se tratando de prestação de serviços, a inovação também é crucial!
Leia também no blog da Paulista: 7 coisas que você precisa começar a fazer para ser um revendedor gráfico bem-sucedido
Inovação em serviços
Para inovar em serviços, você pode acrescentar diferenciais nos serviços que já oferece ou, claro, adicionar serviços exclusivos. São inúmeros os exemplos de empresas que conseguiram grandes resultados inovando em serviços.
Por exemplo, como você deve saber, a indústria musical foi obrigada a se reinventar bruscamente nas últimas décadas. Com a assustadora queda na venda de CDs e DVDs, causada principalmente pela popularização de programas de compartilhamento online de arquivos, grandes gravadoras perderam boa parte dos seus lucros.
Algumas empresas, percebendo que o comportamento do cliente tinha mudado e que a necessidade de um produto físico, como um CD ou DVD, já não era tão grande, passaram a oferecer novas alternativas de consumo de conteúdo audiovisual, como compra de músicas pela internet e serviços online de assinaturas de músicas, como é o caso do megapopular Spotify, em que por um baixo valor mensal é possível ter acesso a uma plataforma com milhões de músicas, com comodidade e segurança, sem os riscos de baixar arquivos contaminados com vírus. O faturamento dessas empresas não para de crescer!
Já no mercado de entretenimento, a Netflix achou uma forma de satisfazer uma necessidade do mercado e foi responsável por gerar uma mudança sem precedentes na forma de acesso a filmes e documentários, obrigando canais de TV por assinatura e até emissoras de TV abertas a mudar sua forma atual de oferecer serviços.
Essas empresas perceberam a mudança no comportamento dos clientes, descobriram uma necessidade no seu mercado de atuação, e passaram a oferecer um serviço na medida para satisfazer a um grande número de clientes. Enfim, inovaram e colheram resultados dessa inovação!
Pensando assim, você, revendedor gráfico, pode tirar várias lições e descobrir oportunidades para aplicar no seu negócio!
Imagine uma gráfica de pequeno porte, que produz apenas cartões de visitas e folders. Que tal diversificar o mix de produtos e passar a oferecer vários outros produtos, como pastas personalizadas, calendários de diversos formatos, cardápios em papel e PVC, displays de mesa e vários outros?
Agora imagine que, depois de produzido o material gráfico, seu cliente precisa retirar o produto com você. Então, que tal oferecer um serviço de entrega no endereço do cliente e cobrar por isso?
Na hora de apresentar produtos em uma reunião de vendas, ter em mãos um kit de amostras com diferentes acabamentos e coberturas pode significar muito mais vendas, já que o cliente terá vários produtos em mãos, facilitando o processo de decisão de compra.
Além disso, um simples processo de inovação pode ser você se tornar, além de um vendedor, um consultor, tendo profundo conhecimento de todo o processo de impressão e indicando produtos e acabamentos ideais para a necessidade de cada cliente.
Ser um consultor em vez de ser um mero vendedor significa maior grau de satisfação de clientes e, consequentemente, um aumento significativo no número de indicações para outras pessoas, representando muito mais bons negócios!
Você também pode criar promoções para fidelizar clientes, do tipo “a cada X valor em compras (ou a cada X produtos comprados) ganhe um brinde”.
A dica de ouro para ter boas ideias de inovação para seu negócio é sempre estar atento a críticas e sugestões vindas de clientes. Que tal começar a perguntar a seus principais clientes o que você poderia fazer para aumentar ainda mais a satisfação deles? 😉
Inovação em gráfica online
A Gráfica Paulista inovou com o sistema de venda de materiais gráficos de forma 100% online, sendo uma das pioneiras na utilização do sistema de envio de arquivos e aprovação da arte via internet, atendendo hoje a milhares de revendedores gráficos.
Mas a inovação não para por aí. Estamos constantemente realizando mudanças em todos os processos da empresa, elaborando novas formas de proporcionar mais comodidade para clientes, melhorando nossos canais de atendimento e frequentemente lançando novos produtos e serviços, como é o caso dos produtos mais recentes, o Cartão de Visita Hot Stamping e o Display de Mesa em PVC.
Outra inovação significativa é a mudança em nosso site! Um novo layout com interface muito mais fácil de navegar e visual super moderno e atualização em todas as imagens e textos do site, para proporcionar a você um conteúdo de qualidade muito superior!
Enfim, na hora de inovar não é preciso ser um novo Steve Jobs. Você só precisa buscar formas criativas de aumentar constantemente a satisfação dos seus clientes. Experimente começar com mudança simples e, sem dúvidas, ideias incríveis vão surgir!
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