O que é um Santinho Político? Tudo o que você precisa saber para as eleições 2020

Item obrigatório em campanhas eleitorais, o Santinho Político será, sem dúvidas, um dos produtos de propaganda eleitoral mais vendidos nestas eleições, devido principalmente ao custo baixíssimo e à capacidade de atingir um grande número de pessoas. Agora você, profissional da área de produção e revenda gráfica, vai ficar por dentro das principais informações sobre esse impresso político para atender melhor seus clientes e fazer das Eleições 2020 um verdadeiro sucesso de vendas!

1. O que é Santinho político?

 Santinho-político-Gráfica-Paulista

Um dos produtos mais populares em propagandas eleitorais, os santinhos políticos são impressos gráficos com as principais informações sobre um candidato, sendo indispensáveis a divulgação do nome, número, partido e foto. E, na Paulista Cartões você encontra opções perfeitas e personalizáveis, desde a escolha do material até a quantidade!

Principais tamanhos e papéis

Existem vários tamanhos e formatos disponíveis no mercado, mas o tradicionalmente usado para as eleições é o  tamanho 7x10cm.

Quanto aos tipos de papéis, a Paulista produz Santinhos Personalizados em papel couchê e sulfite:

O papel couchê é muito escolhido para a produção de materiais eleitorais, devido sua alta versatilidade e diversas opções de gramaturas, e para os santinhos você pode escolher entre as gramaturas de 80g, 90g, 120g e 150g.

Já o sulfite também está em alta, pois é comumente usado par4a campanhas de divulgação como é o caso das campanhas eleitorais. Aqui na gráfica os Santinhos estão disponíveis no papel sulfite em 75g.

2. Por que fazer Santinho?

Os santinhos políticos têm como principal ponto forte o custo-benefício. Seu custo é consideravelmente baixo, mesmo para altas tiragens, permitindo divulgações com um enorme alcance. Além disso, o produto permite impressão frente e verso coloridos, o que resulta em uma quantidade maior de informações e liberdade para criação das artes.

Leia: Colinha política: o que é e como fazer?

3. O que não pode faltar em Santinhos?

O design do santinho político pode ser feito da maneira que o cliente preferir. No entanto, algumas informações são obrigatórias, como foto, nome, número e coligação do candidato. Além dessas, várias outras informações podem ser colocadas, como slogan, pequena biografia do candidato, promessas de campanha, obras já realizadas, contatos, site, redes sociais e por aí vai. Lembre-se de selecionar somente alguns desses itens para não sobrecarregar as artes, gerando um aspecto visual negativo.
Ei, atenção: no próximo tópico vamos falar sobre duas coisas muito importantes a serem colocadas nos santinhos de acordo com a nova legislação eleitoral: CNPJ e tiragem.

4. Os santinhos e a nova legislação

Uma coisa que todo profissional que atua no mercado de impressão gráfica deve se atentar nestas eleições é que itens importantes da legislação sobre propagada eleitoral foram alterados. Você sabia, por exemplo, que os cavaletes, super populares em todas as campanhas, estão proibidos?

Pois é, para a impressão de materiais gráficos, você precisa ficar atento principalmente a estes itens:

1. Em todos os materiais impressos de campanha eleitoral será preciso informar o CNPJ ou CPF do contratante e o CNPJ da empresa responsável pela produção (emissor da nota fiscal que será entregue para prestação de contas do partido/candidato/coligação). Além disso, é obrigatório conter nos materiais a tiragem das impressões.

2. O tamanho do nome do candidato a vice não pode ser inferior a 30% do nome do principal candidato.

3. Todos os impressos devem conter a legenda partidária, e os textos devem ser somente em língua portuguesa.

5. Qual a diferença entre santinho e panfleto?

   

via GIPHY

O Santinho Político não deixa de ser um panfleto, mas ao longo dos tempos ele foi adquirindo um perfil próprio, como tamanho e uso específicos. Aliás, a título de curiosidade, os santinhos têm esse nome porque têm o mesmo formato dos panfletos religiosos, com imagens de santos na frente e orações no verso. A prática foi adaptada para o cenário político, mantendo-se o mesmo nome no produto.
Resumindo: os santinhos são panfletos com características próprias (padrão de tamanho, por exemplo) e aplicação específica (propaganda de candidatos).

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a ficar por dentro das principais informações sobre os tão famosos santinhos políticos.

Caso você seja um revendedor gráfico, a Gráfica Paulista criou um site especial para facilitar a sua vida nestas eleições. Clique AQUI para encontrar os produtos políticos com o melhor preço do mercado e turbinar suas vendas! 😉

O que é um Santinho Político? Tudo o que você precisa saber para as eleições 2020
5 - 4 votos

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios

  1. Juarez José Francisco 12/05/2019

    Gostei do comentário o ano que vem tem eleição e eu gostaria de saber o preço quanto fica 20 mil santinhos

    Responder
    • Paulista Cartões 13/05/2019

      Oi Juarez, tudo bem? Ainda não estão disponíveis os valores para os produtos de eleição.😊

      Qualquer dúvida estamos à sua disposição!😃

      Responder