Importância de um logo

Que a maioria das empresas usa um logo para fazer sua identificação perante o mercado profissional e principalmente atrair seus clientes, qualquer pessoa sabe, bem como a diferença entre logo e logotipo. Mas afinal, além de representar uma empresa ou marca, quais são as outras utilidades de um logo e quais as características que ele precisa ter para transmitir a mensagem adequada?
Durante o processo de criação, beleza é um elemento fundamental. Porém, ficar apenas nisso não é garantia de sucesso, essa certeza só chega quando a mensagem desejada é facilmente compreendida pelo público e pelos concorrentes. O bom senso na escolha de um desenho, ícone ou ilustração devem representar exatamente a informação que a companhia precisa transmitir. Por exemplo, empresas que atuam no setor de alimentos devem ter logos que sugiram que a instituição é de confiança e fornece produtos e serviços de qualidade. Empresas deste padrão valorizam logos e propagandas que indiquem uma família feliz usando o seu produto.
Avaliar questões como cores, tipografia, ícones, tudo de acordo com os produtos também é válido. Afinal, a opinião mais importante é a do consumidor. Cada um destes itens permite uma interpretação diferente. E dependendo do alcance da sua marca, certas escolhas podem não agradar ao público. Por exemplo, o uso da cor branca, para os brasileiros significa paz, tranquilidade. Em países como o Japão e a Itália, a cor representa a morte, os funerais. Uma tipografia muito elaborada, com curvas, contornos e serifas permite a interpretação de que a empresa, bem como seus produtos, são para pessoas que tenham um valor aquisitivo alto. Todas essas considerações devem ser feitas pelos responsáveis da companhia e pelos colaboradores.
Para quem ficou interessado em criar um logo ou quer aprimorar algum projeto, aqui estão algumas sugestões. Primeiro ele precisa atender aos requisitos já apresentados neste texto, depois pense que a garantia de sucesso é ser: simples, de fácil compreensão, inesquecível e conseguir ser atemporal. Ainda que mudanças precisem ser feitas, sua essência necessita permanecer a mesma. Outra característica positiva de um bom logo é ter certeza de que ele é legível e funcional mesmo que seja impresso em outras cores e fundos, além de tamanhos diferentes. É importante ressaltar que um logo não tem a necessidade de mostrar exatamente o que a empresa faz, como grande parte dos logos realmente não indica. Avalie suas possibilidades e uma ótima semana para você.
Renata
Social Media Gráfica Paulista Cartões.

Deixe o seu comentário Todos os campos são obrigatórios